Os proprietários de hotéis, bares e restaurantes de São João del Rei, no Campo das Vertentes, estão preocupados com o movimento de turistas para o Inverno Cultural, evento tradicional na cidade que começa no dia 19 de julho. Para os comerciantes, a Copa do Mundo pode ter atrapalhado o movimento dos turistas na região.
Ivete da Silva, gerente de pousada, considera o movimento ruim. “A Copa do Mundo está atrapalhando”, afirma.
A expectativa da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) é de que cerca de 250 mil pessoas passem pelos dez municípios que participam do evento ao longo dos 15 dias de festival.
O vice-presidente da Associação Comercial, Luiz Gonzaga Cardoso, avalia que no período de Copa do Mundo houve apenas a visita rápida de turistas estrangeiros. “Vieram e voltaram principalmente para Belo Horizonte, que é a sede mais próxima”, explica.
De acordo com a dona de restaurante Poliana de Oliveira, houve um crescimento mais tímido do que nos anos anteriores e a mudança no calendário de férias pode atrapalhar a ida e permanência de turistas. “Todo o ano a gente espera de 40% a 50%. Esse ano esperamos 30%. Se tiver movimento, será apenas no final de semana. Durante a semana, acho que vai cair bem”, opina.
O dono de uma pousada, Carlos Guilherme de Abreu Júnior, acredita que os turistas irão chegar, mesmo que as reservas não sejam feitas.
Com informações do G1
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.