Meus amigos, a pedidos, vou iniciar uma série de postagens contando um pouco sobre os trabalhos que já realizei em Unidades de Conservação em Minas Gerais, tais como: Parque Estadual do Brigadeiro (PESB), APA São José Parque Estadual do Rio Doce, Parque Estadual do Papagaio, Refúgio da Vida Silvestre do Rio Pandeiros e Parque Estadual do Ibitipoca.

O Parque Estadual do Brigadeiro foi criado em 27 de setembro de 1996, no extremo norte da Serra da Mantiqueira, nos municípios de Araponga, Fervedouro, Miradouro, Ervália, Sericita, Pedra Bonita, Muriaé e Divino. A Serra do Brigadeiro possui inúmeras nascentes, que contribuem de maneira significativa para a formação de duas importantes bacias hidrográficas do Estado: a do Rio Doce e a do Paraíba do Sul.


Trabalhei na Unidade em 2012 com as vespas sociais, com a publicação de um artigo e além disso, também registrei lindas imagens da fauna (Figura 01 e 02) e flora (Figura 03 e 04). Trata-se de uma região montanhosa fantástica (Figura 05 e 06), cercada de pequenas comunidades, comida pra lá de boa, e gente acolhedora.


Na fauna destaco o mono-carvoeiro ou muriqui (Figura 07), o maior primata da América depois de nós, o Parque abriga a maior população da espécie, que não passa de 800 indivíduos no Brasil, e que esta criticamente ameaçada de extinção. Infelizmente não vi o bicho, que é raro mesmo de se ver, mas tive o privilégio de ver esse bicho em 1996 no Parque Estadual do Ibitipoca.
As fotos dizem tudo sobre o PESB, muito melhor que minhas palavras.

Link do artigo publicado: http://www.ifs.ifsuldeminas.edu.br/images/arquivos_noticias/2016/Janeiro/Artigo_-_Brigadeiro_e_sao_Gon%C3%A7alo.pdf
por Marcos Magalhães
