Algumas árvores às margem da BR 265, mais precisamente no trevo de Barroso, estariam representando sérios riscos para os motoristas que passam pela rodovia ou para os barrosenses que esperam o ônibus no local. Isso porque, tombando sobre a pista, as árvores parecem estar prestes a cair.
Segundo engenheiro florestal, Tássio Emílio Ladeira, as árvores são do gênero Pinus e algumas estão visivelmente ‘doentes’. “As árvores não apresentam uma sanidade adequada e sofreram ação e fogo e de maus tratos. Dessa forma, ficam propícias à ação de fungos e bactérias, que causam lesões e podridão no tronco e talvez até na raiz”, explica.
Para o engenheiro, as árvores apresentam sérios riscos de cair e uma medida deve ser tomada com urgência. “Algumas das árvores estão tombando e representam risco eminente para os motoristas que passam pela BR e para os cidadãos que ficam no local para pedir carona ou pegar o ônibus. Precisa haver uma intervenção devido ao risco de queda, ou seja, o corte das árvores que estão tombando como medida de precaução”, conclui Tássio.
RESPOSTA DO DNIT
O Barroso EM DIA entrou em contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pelo manutenção da rodovia BR 265. Segundo o Assessor de Comunicação do DNIT, Bernardo Morais, será realizada uma avaliação para saber se é necessário cortar às árvores doentes. “O DNIT enviou técnicos ao local, e está avaliando a necessidade de supressão das mesmas”, afirma.
O assessor, porém, ainda não respondeu quando seria feita essa avaliação.
Outros dois casos de responsabilidade do DNIT na região esperam uma ação do órgão à vários meses: o degrau na pista, na BR 265 entre Barroso e Barbacena, e o matagal também no Trevo de Barroso.
Veja o vídeo que mostra o estado de uma das árvores:








Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.