São João del Rei vai sediar a terceira edição do projeto “Territórios de Invenção” com Felipe José e o Duo Qattus, formado pelos músicos Elise Pittenger (cello) e Fernando Rocha (percussão). As inscrições são gratuitas e estão abertas até esta segunda-feira (20) nas redes sociais do projeto.
São disponibilizadas 25 vagas para a ação, que está prevista para outras seis cidades mineiras. Em São João del Rei, o evento ocorre entre os dias 3 e 14 de setembro, na Sede Sinfônica da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), localizada no Campus Tancredo de Almeida Neves (CTAN).
O projeto vai promover, de julho a outubro, residenciais artísticas para compartilhar práticas e processos de criação em música e performance com artistas e estudantes mineiros.
Entre os dias 20 e 31 de agosto, o projeto vai estar em Juiz de Fora no Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
A flautista Marina Cyrino e o violonista e guitarrista Matthias Koole pretendem explorar aspectos técnicos da música de concerto, desde a interpretação de partituras até a forma de se tocar um instrumento.
Músicos
Elise Pittenger e Fernando Rocha são os integrantes do Duo Qattus, que se uniu em 2010 e faz concertos espalhados pelo Brasil e por outros países da América. No momento, o trabalho do Duo está focado na gravação do primeiro CD com obras brasileiras escritas para esta formação.
O músico Felipe José é atuante no cenário brasileiro e latino-americano como compositor, multi-instrumentista, educador e ativista cultural. Felipe passou por instituições são-joanenses como a Sociedade de Concertos Sinfônicos, a Orquestra Ribeiro Bastos e o Conservatório de Música José Maria Xavier.
Confira o calendário:
- Varginha: de 30 de julho a 10 de agosto, com Joana Queiroz e Rafael Martini;
- Juiz de Fora: 20 a 31 de agosto, com Marina Cyrino e Matthias Koole;
- São João del Rei: 3 a 14 de setembro, com Elise Pittenger, Fernando Rocha e Felipe José;
- Araçuaí: 17 a 28 de setembro, com Titane e Makely Ka;
- Araguari: 15 a 26 de outubro, com Edson Fernando e Ricardo Passos.
Informações G1