Compartilhe:

 

A Área de Proteção Ambiental (APA) foi criada em 1981 e o refúgio da vida silvestre para proteção das libélulas em 2004, englobando cinco municípios, Tiradentes, São João Del Rei, Prados, Coronel Xavier Chaves e Santa Cruz de Minas.

Trabalhei na reserva em duas ocasiões, de 2007 a 2008, com as vespas sociais, e de 2011 a 2012 na fase final do trabalho com libélulas, que iniciou em 1995. O trabalho registrou a maior riqueza desses insetos no mundo,128 espécies ao todo, daí a necessidade de ter criado o refúgio. Destaco a espécie Heteragrion tiradentense (Figura 01), símbolo da reserva, e que recebe o nome em homenagem ao município de Tiradentes.

Segue o link do trabalho abaixo: https://www.ifs.ifsuldeminas.edu.br/images/publicacoes/artigos/Bede_et_al_2015_Odonata_Serra_de_S%C3%A3o_Jos%C3%A9.pdf

Figura 2
Figura 2
Figura 3
Figura 3

A Serra de São José também abriga uma biodiversidade extraordinária de plantas como as sempre-vivas (Figura 02), além de outros animais como serpentes (Figura 03), anfíbios (Figura 04), além de uma paisagem deslumbrante (Figura 05).

Figura 4
Figura 4
Figura 5
Figura 5

Apesar de toda a beleza da Serra, a fiscalização é precária, os incêndios são comuns, bem com o tráfico de plantas.

por Marcos Magalhães

Para conhecer mais sobre a reserva segue o vídeo do canal Os Mosquitos do Apocalipse, que fala sobre o tema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *