Compartilhe:

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, foi celebrado em Barroso com apresentações cênicas da peça “Os Cumpadis”, da Companhia Valentina de Teatro, de São João del-Rei, no último final de semana. As ações foram realizadas em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Desenvolvimento Social de Barroso. Na segunda-feira (05), “Os Cumpadis” voltaram a se apresentar, dessa vez na sede da LafargeHolcim, para um grupo de cerda de 100 colaboradores da empresa e prestadores de serviço. As quatro apresentações reuniram, ao todo, um público de 1.300 pessoas, a maioria alunos da rede municipal de ensino.

De acordo com Maurício Ferreira, Supervisor de Relações Externas da LafargeHolcim e Gestor Local do Instituto Holcim, “Os Cumpadis” trouxeram, de uma forma divertida e interativa, uma reflexão sobre o destinos dos resíduos sólidos urbanos. “Através dessa apresentação pudemos entender um pouco mais da nossa realidade, das nossas práticas cotidianas, como a gente trata os nossos resíduos. Na verdade, eu tiro uma reflexão muito grande, porque a nossa cultura ainda está muito ligada à questão de que lixo é aquilo que não serve para nada, que se joga fora. Há muita coisa que não é lixo; na verdade o lixo é pouca coisa, que não pode ser aproveitada. Fiquei muito feliz por essa oportunidade proporcionada pelo Projeto Cultura & Cidadania”, declarou.

Ecomóvel

 

 

Destaque ainda para o ecomóvel, um ponto de coleta móvel, que estacionou na Praça Sant’Ana e em poucas horas recebeu centenas de pilhas e baterias que agora terão o descarte correto. Além do compartimento para lixo eletrônico (placas de computadores, impressoras, pilhas, baterias), o ecomóvel recolhe ainda materiais recicláveis (papel, vidro, plástico, papelão, latas), matéria orgânica (restos de alimentos, cascas de frutas e ovos, saquinhos de chá, borras de café), óleo de cozinha e também materiais não recicláveis (bitucas de cigarro, chicletes, papel higiênico, curativos, isopor, papeis metalizados, esponjas de aço, espumas, dentre outros).

Lixo eletrônico recolhido

 

Na sexta, “Os Cumpadis” apresentaram um espetáculo envolvendo a temática do meio ambiente, repassando, de forma lúdica, conceitos relacionados à reciclagem e à preservação da natureza, para a garantia de um futuro melhor para as próximas gerações. Já no sábado, os personagens abordaram a temática da Campanha de Prevenção à Violência Sexual Contra a Criança e o Adolescente, interagindo sempre com o público.

Luciana Antunes e Leo Ortiz, os dois atores da apresentação, declararam que os bonecos são contadores de histórias e são preparados para contar causos e, nas apresentações, eles foram utilizados para conscientizar o público sobre os temas abordados.

Cumpadis - 3

A Secretária de Desenvolvimento Social de Barroso, Ariane Figueiredo, agradeceu à contribuição do projeto para a campanha realizada. “Gostaria de agradecer o apoio do Projeto Cultura & Cidadania durante nossa campanha de enfrentamento e combate ao abuso e exploração sexual contra as crianças e adolescentes. Nos dias 30 e 31 de maio, o Projeto foi parceiro na exibição de um filme para os alunos das escolas estaduais e particulares de Barroso, assim como para o Projeto Juventude e Ação, que também tratava do tema. No dia 03 de Junho nos proporcionou a fantástica apresentação cênica da Cia Valentina de Teatro, onde os atores abordaram muito bem a temática de nossa campanha, envolvendo as crianças e adolescentes presentes. Nossa campanha foi um sucesso, nossos objetivos foram alcançados devido ao empenho de nossa equipe, juntamente com parcerias tão importantes como a que fizemos com o Projeto Cultura & Cidadania. Muito obrigada e novas ações virão em prol do nosso município, podem ter certeza!”, destacou.

Informações Cultura e Cidadania

Cumpadis - 55

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *