O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, foi celebrado em Barroso com apresentações cênicas da peça “Os Cumpadis”, da Companhia Valentina de Teatro, de São João del-Rei, no último final de semana. As ações foram realizadas em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Desenvolvimento Social de Barroso. Na segunda-feira (05), “Os Cumpadis” voltaram a se apresentar, dessa vez na sede da LafargeHolcim, para um grupo de cerda de 100 colaboradores da empresa e prestadores de serviço. As quatro apresentações reuniram, ao todo, um público de 1.300 pessoas, a maioria alunos da rede municipal de ensino.
De acordo com Maurício Ferreira, Supervisor de Relações Externas da LafargeHolcim e Gestor Local do Instituto Holcim, “Os Cumpadis” trouxeram, de uma forma divertida e interativa, uma reflexão sobre o destinos dos resíduos sólidos urbanos. “Através dessa apresentação pudemos entender um pouco mais da nossa realidade, das nossas práticas cotidianas, como a gente trata os nossos resíduos. Na verdade, eu tiro uma reflexão muito grande, porque a nossa cultura ainda está muito ligada à questão de que lixo é aquilo que não serve para nada, que se joga fora. Há muita coisa que não é lixo; na verdade o lixo é pouca coisa, que não pode ser aproveitada. Fiquei muito feliz por essa oportunidade proporcionada pelo Projeto Cultura & Cidadania”, declarou.

Destaque ainda para o ecomóvel, um ponto de coleta móvel, que estacionou na Praça Sant’Ana e em poucas horas recebeu centenas de pilhas e baterias que agora terão o descarte correto. Além do compartimento para lixo eletrônico (placas de computadores, impressoras, pilhas, baterias), o ecomóvel recolhe ainda materiais recicláveis (papel, vidro, plástico, papelão, latas), matéria orgânica (restos de alimentos, cascas de frutas e ovos, saquinhos de chá, borras de café), óleo de cozinha e também materiais não recicláveis (bitucas de cigarro, chicletes, papel higiênico, curativos, isopor, papeis metalizados, esponjas de aço, espumas, dentre outros).

Na sexta, “Os Cumpadis” apresentaram um espetáculo envolvendo a temática do meio ambiente, repassando, de forma lúdica, conceitos relacionados à reciclagem e à preservação da natureza, para a garantia de um futuro melhor para as próximas gerações. Já no sábado, os personagens abordaram a temática da Campanha de Prevenção à Violência Sexual Contra a Criança e o Adolescente, interagindo sempre com o público.
Luciana Antunes e Leo Ortiz, os dois atores da apresentação, declararam que os bonecos são contadores de histórias e são preparados para contar causos e, nas apresentações, eles foram utilizados para conscientizar o público sobre os temas abordados.

A Secretária de Desenvolvimento Social de Barroso, Ariane Figueiredo, agradeceu à contribuição do projeto para a campanha realizada. “Gostaria de agradecer o apoio do Projeto Cultura & Cidadania durante nossa campanha de enfrentamento e combate ao abuso e exploração sexual contra as crianças e adolescentes. Nos dias 30 e 31 de maio, o Projeto foi parceiro na exibição de um filme para os alunos das escolas estaduais e particulares de Barroso, assim como para o Projeto Juventude e Ação, que também tratava do tema. No dia 03 de Junho nos proporcionou a fantástica apresentação cênica da Cia Valentina de Teatro, onde os atores abordaram muito bem a temática de nossa campanha, envolvendo as crianças e adolescentes presentes. Nossa campanha foi um sucesso, nossos objetivos foram alcançados devido ao empenho de nossa equipe, juntamente com parcerias tão importantes como a que fizemos com o Projeto Cultura & Cidadania. Muito obrigada e novas ações virão em prol do nosso município, podem ter certeza!”, destacou.
Informações Cultura e Cidadania

