Com um público muito pequeno a Câmara Municipal de Barroso realizou mais uma Reunião Itinerante na cidade. A reunião ordinária aconteceu na noite dessa segunda-feira (22), na Escola Municipal Georgina Corsina Pinto, no Bairro Guimarães.

O objetivo da Câmara era atingir os moradores dos bairros Guimarães e Genésio Graçano, mas apenas seis pessoas participaram da Reunião. De acordo com o levantamento apresentado na noite, os dois bairros juntos têm cerca de mil e 400 moradores, ou seja, menos de 1% dos habitantes dos bairros participaram. A maioria dos presentes eram funcionários do Legislativo. Na última reunião, em maio, no bairro do Bedeschi, a população chegou a participar ativamente.
Como de costume, a assessoria de imprensa da Casa, através de Jeferson Fernando de Paula, fez a abertura dos trabalhos, apresentando fotos e vídeos com depoimentos de moradores e os principais problemas enfrentados pelos cidadãos.
Em seguida os vereadores ouviram as reivindicações dos poucos moradores presentes na Reunião Itinerante e falaram sobre os problemas que os bairros enfrentam atualmente. A maioria ligados à rede esgoto e iluminação.

“Eu já moro aqui há um ano e não posso deixar meu filho sair de casa por causa da sujeira causada pela rede esgoto. É o nosso sonho ver a conclusão do Bairro Genésio Graçano e ver minha rua asfaltada”, diz o morador Lourival Mendes, da Rua das Camélias.
Já o vereador Jayminho falou da importância do asfalto, mas alertou sobre o cumprimento da lei com relação à rede esgoto que é dever do município.
“A Prefeitura não tem obrigação de limpar lotes. Acho que o Poder Público podia fazer a limpeza e acrescentar no IPTU do dono do lote”, diz o vereador sobre outro problema, a limpeza dos locais particulares.
PARTICIPAÇÃO POPULAÇÃO
Por fim, a participação popular foi muito pequena, diante de tantos problemas que os bairros aparentemente enfrentam, ou seja, ficou nítido que quando a população tem a oportunidade de reclamar e protestar, não comparece.
Mas, por outro lado, para que os moradores possam comparecer na Reunião Itinerante, precisam ser informados através dos meios de comunicação. E nesse quesito, o Presidente Zeca da Bicicletaria concorda que houve falha. “Realmente quando eu lembrei de colocar a moto divulgando já era tarde, mas se for preciso faremos outra reunião”. diz.

O Barroso EM DIA, por exemplo, não foi informado sobre a Reunião. Dessa forma, seus inúmeros leitores ficaram sem informação sobre a realização da Reunião. A Rádio Atrativa também não foi informada da Reunião e portanto, não divulgou o evento público. Para completar a falta de comunicação da Casa com a população, no começo da manhã da segunda-feira, o site do Legislativo estava fora do ar. Nenhum material de divulgação também foi enviado para a Rádio Comunitária Liberdade FM.
“Eu não fiquei sabendo de Reunião nenhuma. Mais tarde que uma vizinha me falou que tinha uma reunião na escola, mas não vi em lugar nenhum, nem na Rádio Atrativa, nem no jornal e nem carro de som”, disse uma senhora do Guimarães que estava passando do lado de fora da escola no momento em que acontecia a reunião. “Se colocaram naquele negócio de Facebook não tem como a gente ficar sabendo, eu não tenho nem internet”, diz.
Sobre a pequena participação, o vereador Kiko do Bedeschi chamou atenção para a ausência dos representantes dos bairros. “Aquele Wembley, só sabe ficar na internet falando mal dos outros. Quando precisa participar não vem aqui”, declara o vereador fazendo referência a presidência da Associação do Bairro Guimarães que não estava presente.
Com relação a divulgação, o Presidente da Casa ainda explicou que o trabalho de divulgação foi feito através de faixas nos bairros, site da Casa e facebook.
Apesar de poucos, os moradores que participaram, fizeram muito bem o uso da palavra e cobraram dos vereadores presentes atitudes do Executivo.











Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.