Durante esse final de semana, 10 e 11 de dezembro, voluntários de diversas áreas se mobilizaram na construção da mais nova área de lazer da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Barroso. O espaço foi inteiramente construído com materiais doados pela comunidade e irá beneficiar mais de 150 crianças atendidas pela entidade.
Segundo a diretora da Apae, Cláudia Mayrink, o parquinho foi uma idealização dos funcionários da creche junto a Psicóloga Simone Basílio. “Estávamos pensando nisso a cerca de 10 meses e agora concretizamos. Além de ser um espaço recreativo, ele também será terapêutico, pois todas as atividades desenvolvidas no parquinho, os meninos já fazem no núcleo de estimulação. Além disso, vamos atender também os alunos da escola e os estudantes do Centro de Convivência, que são adultos com deficiências mais severas. A área também foi pensada para atendê-los”, conta.
Além dos brinquedos como a pirâmide de pneus, escorregador e gangorras, há também duas hortas, uma em uma estufa, utilizada pelo Centro de convivência, e outra para a plantação de condimentos.
De acordo com Cláudia, a previsão é de que o parquinho seja entregue nesta segunda-feira (12), como um presente para finalizar o ano letivo. O nome do parque será escolhido pelos próprios alunos por meio de uma votação.
No Brasil, desde 1985 o Dia Nacional do Voluntário é comemorado em 28 de agosto. Esta data serve para homenagear e destacar o trabalho das pessoas que atuam como voluntárias em diversas causas para o bem da comunidade. Já a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 5 de dezembro como Dia Internacional do Voluntário.
Confira as fotos da equipe voluntária do domingo