Compartilhe:

Ao final do primeiro turno havia previsto que o candidato vencedor nas urnas barrosenses neste domingo venceria também as eleições presidenciais. A previsão foi acertada. A candidata Dilma venceu as eleições no país com cerca de 52%, contra 48% de Aécio Neves. Em Barroso, um resultado semelhante àqueles dos municípios nordestinos, 61% dos votos válidos para a candidata petista. Nos municípios da região, nenhuma grande novidade. Nas “cidades tucanas”, próximas de São João Del Rei, muitas vitórias de Aécio. Nas “cidades PMDB”, próximas à Barbacena, muitas vitórias de Dilma. download

Essa é mais uma vitória do projeto lulista de poder, iniciado em 2002. A diferença entre a vitória de 2002 e a de 2014, entretanto, é marcante. A disputa neste ano foi extremamente acirrada e a apreensão durou até o último minuto. Em parte por conta do acirramento, essa foi também uma das disputas de mais baixo nível na história recente das disputas eleitorais no país. A baixaria e os ataques transbordaram das redes sociais na internet e ganharam as ruas, os celulares e a televisão.

Para os próximos quatro anos, a presidente Dilma vai precisar enfrentar muitos desafios, o primeiro deles é reagrupar a sociedade brasileira em torno de um projeto de país. Ela vai precisar também retirar o Brasil da atual situação de recessão econômica e fazer a inflação retornar ao centro da meta. Esses dois desafios são fundamentais para que o Brasil siga avançando em sua agenda social. A nós resta fazer a nossa parte e torcer muito pela presidente reeleita e pelo nosso país!

 

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.