Compartilhe:

aecio

Se a eleição presidencial fosse hoje, o senador Aécio Neves (PSDB) seria o vitorioso em Minas Gerais, de acordo com a pesquisa DataTempo. O tucano lidera todos os cenários testados e, em seu melhor desempenho, consegue uma frente de 15,9 pontos percentuais em relação à adversária mais próxima, a presidente Dilma Rousseff (PT).

No cenário mais provável (1), que inclui Aécio, Dilma e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), o senador tucano atinge 45% das intenções de voto contra 29,1% de Dilma Rousseff. Eduardo Campos registra 9,6%.

Incluindo neste quadro os chamados candidatos nanicos (cenário 2), Aécio Neves continua na liderança com 44,7% da preferência do eleitorado. Dilma Rousseff tem 29,2%, e Eduardo Campos, 9,5%.

Substituindo Eduardo Campos pela ex-senadora Marina Silva (PSB), o quadro (cenário 3) não sofre alteração significativa. Nessa situação, Aécio tem 44,3%, Dilma Rousseff, 28,8%, e Marina Silva, 12%. Incluindo os nanicos neste cenário (4), a variação é de décimos. Aécio Neves tem 44%, Dilma, 28,7%, e Marina Silva, 11,5%.

DataTempo ainda testou a substituição de Dilma Rousseff pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nos cenários 5 e 6, Aécio continua na liderança, mas perde pontos. No quadro com Eduardo Campos, Aécio contabiliza 40,5%, Lula, 36,9%, e o pernambucano, 8,4%. No cenário com Marina Silva, Aécio registra 39,3%, Lula, 36,5%, e a ex-senadora tem 10,6%. O número de indecisos varia de 4,3% até 5,4% de acordo com o cenário. Já o percentual de quem não pretende votar em ninguém vai de 7,6% a 8,8%.

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os nomes dos pré-candidatos, o senador mineiro continua na dianteira. Ele foi lembrado por 21,5% dos entrevistados. Dilma Rousseff é citada por 17,9%. O número de indecisos alcança 25,1%.

Segundo turno. No embate direto entre dois pré-candidatos, situação que ocorre em um eventual segundo turno, Aécio Neves bate Dilma e Eduardo Campos. O tucano consegue 50,4% das intenções de voto contra Dilma (31,7%). Já contra Campos, Aécio obtém 57,2%. O pernambucano registra 18,1%.

No embate entre Dilma e Eduardo Campos, a petista vence o socialista por 37,7% a 34,2%.

Rejeição. São os socialistas Eduardo Campos e sua pré-candidata a vice, Marina Silva, os nomes que registram menor rejeição. Campos não é aceito por 2,9%, e Marina tem a resistência de 5,7%. Aécio sofre rejeição de 13,3% enquanto Dilma é repelida por 34,6%. Foram realizadas 2.062 entrevistas em 110 cidades do Estado, de 23 a 27 de maio. A margem de erro da pesquisa DataTempo é de 1,98 ponto percentual.

Registro
Dados. 
A pesquisa foi contratada pela Sempre Editora e realizada pela CP2 – Consultoria, Pesquisa e Planejamento Ltda. O registro na Justiça Eleitoral tem protocolo 60CC0609CE0. 

 

PIMENTEL VENCE NO PRIMEIRO TURNO

pimentel

Pesquisa DataTempo publicada nessa segunda mostra o pré-candidato do PT ao governo de Minas, o ex-prefeito e ex-ministro Fernando Pimentel, liderando a corrida pelo governo de Minas. Ele tem 30,6% das intenções de voto contra 19,4% do adversário mais próximo, o também ex-prefeito e ex-ministro Pimenta da Veiga (PSDB).

A liderança do petista fica acentuada em muitas regiões do Estado, mas, em quatro áreas de Minas, ele perde a disputa para o tucano. Em uma outra região, no Campo das Vertentes, há um empate.

Na região metropolitana de Belo Horizonte, cidade que já foi governada pelos dois pré-candidatos, Pimentel lidera com ampla vantagem. Ele tem 37,3% das intenções de voto contra 15,7% de Pimenta da Veiga. Pimentel administrou Belo Horizonte de 2003 a 2008. Já Pimenta da Veiga esteve à frente da gestão da capital de 1989 a 1990.

No Norte de Minas, Pimentel consegue uma folga ainda maior. Ele registra 37,9% das intenções de voto do eleitorado contra 10,9% de Pimenta. O Norte de Minas é uma das regiões mais pobres do Estado e boa parte da população é atendida pelo programa Bolsa Família.

Já Pimenta da Veiga consegue bater o petista nas regiões Sul/Sudoeste, Central, Oeste e Vale do Mucuri. O tucano registra seu melhor desempenho na Central, onde tem 45,5% das intenções de voto contra 22,7% do petista. Já na região Oeste, Pimenta da Veiga tem 30,9% da preferência do eleitorado enquanto Pimentel tem 18,5%.

Na análise dos dados por faixa de renda, Pimentel mantém a liderança em todos os estratos, exceto entre os que recebem mais do que dez salários mínimos. Dos que têm esse rendimento, 29,6% optam pelo tucano, e 27% preferem o petista.

Foram realizadas 2.062 entrevistas em 110 cidades do Estado, entre 23 e 27 de maio. A margem de erro do levantamento é de 1,98 ponto percentual.

Registro
Dados.
 A pesquisa foi contratada pela Sempre Editora e realizada pela CP2 – Consultoria, Pesquisa e Planejamento Ltda.. O registro na Justiça Eleitoral tem protocolo 034ADB14E1E. 

Indecisos e descrença

Informação. Na pesquisa DataTempo divulgada nessa segunda, chama atenção a quantidade de eleitores indecisos. Na espontânea, o índice é de 34,8%, e outra parcela de 34,8% dos mineiros não conhece os pré-candidatos.

Análise. Na avaliação do cientista político da PUC Minas Moisés Augusto, as eleições deste ano serão marcadas por esses altos índices. “Existe um movimento de descrença em relação à política”, justificou.

 

Informações do jornal O Tempo

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.