Nos próximos dias 25 e 26 de abril (sexta-feira e sábado), estudantes da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) estarão em Barroso realizando uma pesquisa, encomendada pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso (Acib), com o objetivo de identificar as empresas barrosenses com maior destaque em seus ramos de atuação no ano de 2013. Mais de 80 segmentos serão avaliados pelos pesquisadores, que atuam junto à empresa júnior Dinâmica, que já é parceira das pesquisas anteriores realizadas pela Acib.
De acordo com a entidade, foi necessária uma adequação no modelo da pesquisa, contemplando, a partir desta edição, apenas empresas, não havendo mais profissionais avaliados. Segundo informações, as mudanças aconteceram pois muitos profissionais, das mais diversas áreas, reivindicavam a inserção de suas categorias na pesquisa, fugindo ao propósito ideal, de reconhecer o trabalho de empresas instituídas na cidade. Além disso, se mais profissionais autônomos entrassem na pesquisa, os questionários ficariam muito extensos e boa parte dos entrevistados não teria disponibilidade ou paciência para responder a todos os segmentos.
Após a realização da pesquisa, a Dinâmica Júnior fará a tabulação dos resultados e encaminhará à Acib, que manterá em sua sede todos os resultados e questionários arquivados, disponíveis para consulta, como acontece com as pesquisas anteriores. Além disso, uma cerimônia oficial para entrega dos certificados aos agraciados será realizada, não havendo, no entanto, data confirmada para sua realização.
Sobre a pesquisa
A ideia da pesquisa aconteceu na gestão do então presidente Ronaldo do Nascimento Ferreira, atual vice-presidente da entidade, que decidiu criar este mapeamento para evitar que supostas empresas de certificação chegassem à cidade oferecendo seus certificados em, cobrando dos empresários uma taxa abusiva sobre eles. Por muitas vezes os empresários se viam obrigados a adquirir tais certificados, para os quais nem mesmo acontecia uma pesquisa transparente, com receio de que a suposta empresa de pesquisas vendesse o título a um concorrente. No caso da Acib, os certificados são gratuitos, por direito, já que são escolhidos pelo povo de Barroso. A pesquisa deste ano conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Barroso, que gentilmente cedeu uma condução para transporte dos pesquisadores entre as cidades de Barroso e São João del-Rei.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Acib
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.