Esta semana São João del Rei, cidade no Campo das Vertentes, comemora o mês do Patrimônio Histórico com a 5ª edição da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural. Durante o evento, que vai até a próxima sexta-feira (28), ocorre a exposição “Relíquias D’el Rey”. A mostra conta com mais de 20 peças de um acervo de mais de 300 anos da Secretaria de Cultura do município.
A iniciativa tem como objetivo convidar o público para uma viagem ao patrimônio cultural da cidade, segundo o superintende de Cultura, Ulisses Passarelli. “As peças remetem a vários períodos da formação da vida social e econômica de São João del Rei, desde o século XVIII até o XX”, acrescentou.
Entre as peças é possível encontrar algumas relíquias, como uma calculadora da década de 1940, uma máquina de escrever, um telefone de parede, uma balança que representa o período da Inconfidência Mineira, uma máquina de tipografia, o charme do mobiliário urbano, a máquina de tear que remete ao período da industrialização e uma debulhadeira de milho, que faz um resgate da vida no campo.
Ulisses acredita que o acervo é um motivo de orgulho para a cidade. “A exposição é um chamado para que a população entenda que esses elementos históricos patrimoniais fazem parte do dia a dia de todos, portanto, todo mundo tem um pouquinho de obrigação de preservar essa memória coletiva” disse.
A exposição “Relíquias D’el-Rey” pode ser visitada até esta sexta-feira (28) na Secretaria de Cultura da cidade histórica.
Informações G1

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.