Mais uma tacada de mestre da Associação Barrosense de Esportes, a ABES. A Associação, de maneira independente, está realizando a 1ª Copa Regional de Malha. (Discos de metais que são lançados contra pinos com o intuito de derrubá-los e somarem pontos).
A primeira etapa do evento que, além de Barroso, tem a participação de Resende Costa e São João del Rei, aconteceu na manhã deste domingo (12). Dezenas de jogadores, curiosos e apaixonados pelo esporte compareceram à Praça da Estação para prestigiarem a competição.
Cada equipe participa com cinco duplas que jogam em nome da cidade. Neste domingo, Barroso enfrentou São João del Rei e
se deu bem: uma vitória com uma diferença de cerca de 4 mil pontos. Cada toco ou pino derrubado vale 50 pontos. Se a malha ainda parar dentro do círculo, mais 100 pontos para o jogador. Cada dupla tem 40 minutos para pontuar. Durante este tempo, os jogadores se invertem de posição de 10 em 10 minutos.
“É um esporte tradicional em Barroso que deveria ser mais valorizado. Há anos senhores e novos talentos jogam malha aqui no Rosário. Infelizmente falta apoio das autoridades, principalmente no que diz respeito à conservação desta Praça”, declara Edson Silva, morador da região que também disputa o campeonato.
O jogador e morador ainda cobra das autoridade a construção de um banheiro, limpeza da Praça, refletores para que possam jogar à noite e latões de lixo.
“Sabemos que existem outras prioridades, mas algumas coisas aqui são simples de serem resolvidas. Uma limpeza e poda das árvores já ajudaria muito”, diz Edson que se sente incomodado com o espaço. “Estamos recebendo pessoas de fora de Barroso e nossa imagem fica muito prejudicada perante essas visitas. Quando vamos lá, jogamos em lugares de alto nível”, desabafa.
No próximo fim de semana, a equipe de Barroso vai até Resende Costa, com o apoio do transporte do poder público, para mais uma rodada da competição entre as três cidades. “Teremos o apoio da Prefeitura no que diz respeito ao transporte público para nossos atletas”, comenta Alcântara Júnior, Presidente da Associação de Esportes, que aproveita também para pedir uma limpeza na Praça barrosense onde está sendo disputada a Copa Regional de Malha.
De acordo com Alcântara, que esteve presente durante todo o evento, a Malha é mais um esporte tradicional de Barroso que precisa de maior apoio e prestígio da população e das autoridades. Confira abaixo a tabela da competição.
A MALHA
A malha é um jogo de origem antiga. A sua prática em Portugal é relatada em documentos. A história conta que soldados que ferravam os cavalos do exército romano já jogavam malha. Para ocupar as horas de lazer nos acampamentos, os soldados tiveram a ideia de aproveitar as ferraduras imprestáveis para lançar contra tocos.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.