Compartilhe:

“Desde a Sexta-Feira da Paixão (3), comecei a sentir alguns sintomas, como dor de cabeça, febre alta, dor e algumas manchas pelo corpo. Depois de uma semana do aparecimento desses sintomas, realizei o exame que constatou que era dengue”, afirma Tamires Diana Arruda da Silva Gonçalves, 24, moradora da rua Joaquim Mineiro, no Centro de Dores de Campos.

A jovem foi o primeiro caso confirmado de dengue na cidade. No entanto, segundo a Secretaria de Saúde, existem mais dois casos de dengue que foram confirmados, mas a suspeita é que os jovens, que moram em Lavras, tenham sido infectados pelo vírus na cidade onde residem.

Em caso de suspeita de dengue, o primeiro teste realizado é o hemograma com contagem de plaquetas, sendo realizado num intervalo de dois em dois dias. Após sete dias do aparecimento dos sintomas,  pode ser realizada a sorologia que, juntamente com a notificação de suspeita, é encaminhada para   Gerência Regional de Saúde (GRS), em São João del Rei, e, em seguida, para a Fundação Ezequiel Dias (Funede) que disponibiliza o resultado online.

Segundo o vigilante de epidemiologia, Luiz Roberto da Silva, conhecido como Luizinho, existem focos de dengue espalhados pela cidade. “Não temos um mapeamento sobre os locais, mas os três agentes traba-lham visitando as casas da cidade”, comenta Luizinho, que acredita que está tudo sob controle. Uma das formas encontradas pela Vigilância Epidemiológica para combater os focos é através do bloqueio de transição da doença. “O objetivo é segurar o mosquito na região em que se encontra para que não se espalhe”, afirma o agente.

 

DIA D

Aconteceu, no dia 10 de abril, uma visita realizada pelas duas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) que se uniram aos agentes de combate às endemias nos bairros do Lourenço e Capãozinho. Os bairros  foram sorteados pela Secretaria de Saúde de Dores de Campos e os moradores receberam a visita dos servidores municipais que trabalharam durante todo o dia na prevenção à dengue e à febre Chikungunya que são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.