Compartilhe:

POLITICA

Mais uma eleição presidencial se aproxima. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o sábado (05) foi o último dia para os partidos políticos e coligações apresentarem no TSE o requerimento de registro de candidatos a presidente e vice-presidente da República. O mesmo prazo previsto pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE´s), ou seja, até às 19h, os registros de candidatos a governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal, deputado estadual ou distrital.

Dessa forma, agora é oficial. Os possíveis candidatos barrosenses, que foram motivo de matérias no Barroso EM DIA, não confirmaram suas candidaturas nas eleições presidenciais de 2014. Baldonedo Arthur Napoleão, José Bernardo Meneghin e até a atual Prefeita Eika Oka de Melo, que foram cogitados para a disputa, não entraram na luta por uma vaga, seja como deputado federal, seja como estadual. 

O que não quer dizer que essas lideranças políticas estarão ausentes nas próximas eleições. Em resposta aos questionamentos da reportagem, o líder do PSDB em Barroso e candidato a Prefeito na última eleição, Reinaldo Gambá, declarou que nas eleições municipais de 2012, quando se candidatou ao cargo de Prefeito, foi apoiado por vários partidos e que em reunião com os presidentes daqueles partidos, juntamente com os vereadores da sua base política: Deléia, Tonho e Jayme e outras pessoas que participaram nas eleições citadas, ficou decidido que os mesmos apoiarão os seguintes políticos nas eleições de 2014: Presidente: Aécio Neves, Senador: Antônio Anastasia, Governador: Pimenta da Veiga, Deputado Federal: Bonifácio Andrada e Deputado Estadual: Rômulo Viegas. “Todos os envolvidos estão cientes de que estes nomes podem ajudar muito nosso município. Aliás, é importante salientar que todos eles já ajudaram Barroso de alguma forma”, declara Reinaldo. 

Quem também se candidatou a Prefeito em Barroso e que estará apoiando outra força política nessas eleições é a ex-vereadora Vera Aparecida Rodrigues, a Verinha, Presidente do Partido dos Trabalhos em Barroso. Segundo Vera, o seu grupo apoiará Dilma Rousseff para Presidente; Fernando Pimentel para Governador; e Josué Alencar, filho do ex-vice-presidente José Alencar para Senador; para Deputado Federal Reginaldo Lopes e Estadual Cristiano da Silveira.

Já a Prefeita Eika Oka de Melo, através da sua assessoria, definiu apenas apoio a candidatos a Deputado, sendo Luiz Fernando a Federal, majoritário nas duas eleições em Barroso; e Juarez Távora para Deputado Estadual.

 

ELEITORADO CRESCE

De acordo com Cartório Eleitoral, o número de eleitores que vão às urnas em outubro cresceu pouco em relação às eleições municipais de 2012. Há dois anos eram 16 mil e 510 barrosenses aptos a votar. Este ano o número chega a 16 mil e 671, um aumento de menos de 1% ou simplesmente 171 votos a mais. 

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.