A reportagem do barrosoemdia teve acesso aos registros da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Estado de Minas Gerais (Sejusp) que mostram um raio-x da violência na cidade nos últimos 10 anos e três meses, ou seja, de janeiro de 2012 até março deste ano de 2023.
E os números assustam. De acordo com a divulgação no portal do Estado, são, ao todo, 194 registros de criminalidade violenta em Barroso. O levantamento da Sejusp leva em conta crimes como homicídio, sequestro, estupro, extorsão e roubo, tanto as tentativas como os consumados.
O crime de estupro, levando em conta tentativas e consumados, também são assustadores. Segundo os dados da Sejusp, ao todo, entre tentativas e consumados, de vulneráveis ou não, Barroso registrou, na última década, 32 casos de estupro, ou seja, uma média de três casos por ano no município de cerca de 20 mil habitantes.
Em resumo, ainda conforme os números, são três estupros tentados, sete consumados e um dado que acende um alerta: 20 casos de estupro de vulnerável consumados. São crianças, menores de 14 anos, que foram abusadas sexualmente. Por fim, consta ainda nos dados de estupro, mais dois casos tentados de vulnerável.