No início da tarde desta quinta-feira (21), moradores do Bairro Nova Barroso e outros bairros vizinhos enfrentaram uma enorme nuvem de fumaça decorrente de queimadas.
As imagens são de moradores do Bairro Josefina Coelho que enviaram ao Barroso EM DIA. É possível ver que o vento espalha a nuvem de fumaça por boa parte da cidade.
Dezenas de pessoas enviaram mensagens para o WhatsApp da reportagem, revoltados com o crime ambiental. “Tenho familiares com problemas de respiração, junto a este vírus já estamos com medo e agora vem essa queimada aqui perto de casa”, diz uma moradora do Nova Barroso.
Há relatos de veículos que tentaram atravessar a nuvem de fumaça e pessoas passaram mal. Também chegou registro e denúncias de moradores que ficaram sufocados com tanta fumaça invadindo suas casas.
O fogo, segundo moradores, foi ateado em um lote vazio nas proximidades e as fumaças ganharam uma proporção enorme. As nuvens de fumaça só foram se dissipar quase três horas depois e trouxe transtorno aos moradores da cidade.
CRIME
A queimada sem licença do órgão ambiental é tida como incêndio criminoso e é punida pela Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) com pena de um a quatro anos de reclusão. Por isso, antes de fazer uma queimada, o produtor rural deve providenciar a sua licença no órgão ambiental de sua cidade.