Passadas as eleições municipais, as coisas se acalmam e chega a hora de refletir sobre tudo o que ocorreu e o que esta por vir.
Nosso prefeito reeleito, Anderson, teve seu trabalho aprovado por grande maioria da população, tanto que recebeu quase 80% dos votos válidos. Mas, ele mesmo, quando de seus discursos, afirmou que não foi perfeito, e que muito ainda precisa ser feito.
E, de fato, apesar de grandes realizações, há vários pontos a serem melhorados. Neste mês destacaremos a questão do emprego.
A criação de mais e melhores empregos em nossa cidade é, sem dúvida, um problema a ser enfrentado. Os dados nos mostram que o desemprego em Barroso está dentro da média do Estado de Minas Gerais, mas com nível salarial muito baixo (cerca de 1,8 salário-mínimo – Fonte: IBGE). E não é novidade para nenhum de nós que muitos munícipes trabalham em cidades vizinhas, com destaque para a cidade de Dores de Campos, para onde vão vários ônibus diariamente levando trabalhadores barrosenses.
De fato, parece que a questão do emprego e de melhores salários é algo que precisa ser pensado pelo Poder Público. O desenvolvimento social, com a melhoria, principalmente, do setor de serviços, é algo que precisa ser pensado.
Sabemos que nossa cidade possui um grande número de eventos. Mas será que não estaria na hora de investirmos ainda mais para que o turismo de eventos atraia mais pessoas de outras cidades para a tornarmos nossos eventos regionais? Atraindo turistas, o setor de serviços (bares, restaurantes, hotéis etc), cresce muito, proporcionando, assim, a criação da mais emprego.
Poderíamos, por exemplo, trazer de novo o Festival de Teatro, que tanto divertia a população local. Quem sabe, com o apoio da iniciativa privada, possamos voltar com evento tão importante, já que, além de empregos, proporciona cultura a toda a população. Além disso, poderíamos investir em eventos no período natalino. Nossa cidade fica bem enfeitada e iluminada neste período. Será que não seria o caso de investirmos em uma programação que atraísse turistas e alegrasse ainda mais nossa população, com show de luzes e artistas? São apenas exemplos, não soluções.
Outro ponto que precisa ser pensado é o nosso Distrito Industrial. Ora, já há mais de trinta anos existe o distrito e nada foi feito. É preciso que se encontre alguma solução para este aparelho público. Sem promessas vazias ou mentirosas. Temos uma localização privilegiada, em uma área de grande concentração de riquezas e próximas das cidades mais importantes do país (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte). Não é possível que não haja nenhuma empresa no Brasil querendo aqui investir. O Poder Público tem que fazer algo para que o Distrito Industrial seja ocupado. Ou, se isso não for possível, que se dê outra destinação àquele imóvel. O que não se pode admitir é que tanto dinheiro público lá investido continue sem trazer qualquer benefício à população.
Assim, vemos ser um desafio para os próximos anos a criação de empregos e melhoria dos salários de nossos trabalhadores barrosenses. Isso, certamente, engrandecerá a cidade e dará à população melhor condição de vida. Cabe aos nossos governantes achar caminhos para a melhor solução possível para essa questão.
por Gian Brandão