Compartilhe:

Fomos tomados de surpresa e indignação nos últimos dias com a publicação de notícias dando conta que a Polícia Federal desbaratou um golpe junto ao INSS, na casa dos bilhões de reais, referente a descontos ilegais nas aposentadorias para pagamento de “Associações” sem que os aposentados tivessem concordado com tais descontos.

A situação é tão absurda que tomou conta dos noticiários nacionais por alguns dias. Compra de carros e imóveis luxuosos com dinheiro dos aposentados. Pessoas se enriquecendo às custas das parcas aposentadorias e pensões de milhões de idosos de nosso país. Pior, sem que tais pessoa tivessem o conhecimento. E ainda mais grave, com conhecimento de autoridades do INSS…

Tal situação nos trás a necessidade de algumas reflexões. Iniciada no ano de 2019, a fraude ocorreu durante o governo Bolsonaro e o atual governo Lula. Ou seja, a desfaçatez do corruptos não é de direita ou de esquerda; de conservadores ou progressistas… Infelizmente, é uma coisa sistêmica em nosso país, onde os “espertalhões” buscam, de toda forma, conseguirem dinheiro fácil, em prejuízo dos menos favorecidos. Só como lembrança, também houve escândalo que está sendo apurado até hoje quanto à compra superfaturada de respiradores durante a pandemia da COVID! Ou seja, não se respeita o cidadão, o idoso e, nem mesmo, a vida.

Mas isso não é tudo. Várias fraudes estão sendo divulgadas nos meios de imprensa quanto à “devolução” dos valores indevidamente descontados dos aposentados e pensionista. Pessoas inescrupulosas, através de redes sociais, principal do whatsapp, estão enviando mensagens aos aposentados dizendo que foi liberada a devolução pelo Governo, prometendo a devolução imediata dos valores e indenizações vultuosas. Outra fraude praticada, agora, por vigaristas da internet, que tanto mal fazem à nossa sociedade.

Nesse momento, infelizmente, cabe aos aposentados e pensionista aguardarem um posicionamento do Governo quanto à devolução dos valores indevidamente descontados, o que não deve demorar a acontecer, em virtude da pressão da sociedade. Não podem acreditar em promessas vazias e fraudulentas. Devem acompanhar os meios de imprensa sérios para compreender o melhor caminho para se verem ressarcidos. Não acreditem em ofertas tentadoras; estas serão, na maioria das vezes, mais uma fraude contra os idosos…

Menos mal que os descontos indevidos foram trazidos à tona e devem ser cancelados os descontos futuros. Aos aposentados e pensionistas, cabe procurar o INSS, através do MEUINSS ou por meio do 135 e bloquear os descontos. Aqueles que não conseguirem sozinhos, procurem alguém de confiança para que o faça. Mas nada de fazer com pessoas estranhas na internet ou pelo whatsapp. Tenho certeza que contadores, advogados e pessoas com um mínimo de conhecimento em informática poderão auxiliá-los no cancelamento dos descontos.

Quanto a receber os atrasados e possíveis danos morais, como dito acima, melhor aguardar a proposta do Governo, o que, em breve, deve acontecer. Mas no caso de dúvidas, é sempre melhor procurar um advogado para tirar as dúvidas.
Um ditado muito popular em nosso país é: “O Brasil não é para amadores..” E, de fato, não é. O jeitinho brasileiro, forma disfarçada de corrupção, é o maior mal de nossa nação. Infelizmente, muitos de nós temos a corrupção, a ganância desenfreada e o descaso com o próximo como meio de vida. É uma pena.

Enquanto isso, o Congresso Nacional vota para aumentar o número de Deputados Federais… Ou seja, a preocupação com a população é nenhuma. Mas isso é um assunto para outra oportunidade.

por Gian Brandão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *