Compartilhe:
As eleições municipais se avizinham, e os bastidores estão cada vez mais movimentados. O principal destaque dos últimos dias foi a retirada da pré-candidatura de Antônio Claret de Souza da corrida eleitoral para o cargo de Prefeito. Ouvimos vários comentários e justificativas, mas, aparentemente, não ficou muito claro os motivos que o levaram a tal desistência.
Em acurada busca pela realidade dos fatos, tomamos conhecimento que a oposição ao governo Anderson, como já dito por esta coluna meses atrás, estava dividida. Antônio buscava agregar a oposição para formar um bloco único, com participação de Baldonedo e seus partidários, que concorreu nas últimas eleições contra Antônio e Anderson.
Mas as informações por nós obtidas dão conta que, na verdade, parece que Antônio não ficou satisfeito com o trâmite da referida aliança, principalmente por haver questionamentos se ele deveria ser realmente o candidato a prefeito ou se deveria ser outro do mesmo grupo, o que teria desagradado o político da Rede.
Com isso, o que vemos é que, mais uma vez, a oposição parece estar dividida. Por não ser mais pré-candidato a prefeito, acreditamos que Antônio não participará ativamente do pleito eleitoral, deixando órfão mais de quatro mil eleitores que votaram em seu projeto nas últimas eleições. Com a saída de Antônio, fica a pergunta: e a oposição? Como fica? Será que vai haver candidatura contra o atual Prefeito Anderson?
Mais uma vez, apurando a situação, ouvimos pessoas que nos garantiram que, assim como já havia sido propalado por esta coluna, o atual Vereador Allan Campos seria o nome da oposição a ser lançado como candidato a Prefeito nas próximas eleições. O nome agrada a tal grupo, sendo o vereador a pessoa indicada para agregar a Direita Barrosense contra o atual prefeito, tentando angariar para si a dicotomia existente em nível nacional, e puxando para si os votos dos conservadores e apoiadores do ex-Presidente Bolsonaro. Para este grupo direitista, o nome de Antônio não agradava, pois, segundo um de seus participantes, é tido como “esquerdista por inúmeros eleitores do grupo opositor ao Prefeito Anderson”. Na verdade, ao que parece, Antônio perdeu sua sustentação. Ficou sem base de apoio ao ver que, possivelmente, muitos que o apoiaram nas eleições de 2020, não mais estariam com ele no próximo pleito, já que não o veem como defensores dos mesmos ideais da direita, que deseja se reunir. Sendo assim, entendeu por bem sair de cena nas eleições deste ano para, quem sabe, voltar com maior apoio em 2028.
O certo é que, para a oposição, o que aparenta ser a busca é atrelar-se à direita e buscar votos desse grupo, aproveitando-se da divisão nacional entre esquerda e direita, tão propalada nos últimos tempos.
E para esse fim, o vereador Allan se mostra o candidato mais provável de tal grupo, já que tem ligações fortes com referidos grupos da direita, e estaria em conversas avançadas para se tornar cabeça de chapa de referido grupo.
Állan tem se preparado para o cargo de Prefeito. É vereador em segundo mandato, sendo pessoa educada e proba. Tem grande entrada na sociedade barrosense, principalmente com os jovens, além de ser de família tradicional na política de nossa terra. De fato, é um ótimo nome para ser candidato a Prefeito de nossa cidade.
Pena a desistência de Antônio, mas, na política, o movimento das peças é situação corriqueira e que, às vezes, situações impensadas modificam-se em um piscar de olhos. Aguardemos os próximos movimentos políticos e as definições das chapas concorrentes para o próximo pleito, o qual, será certamente, acirrado.
por Gian Brandão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *