Quem tem animais em casa, como gato e cachorro, sabe que com a chega das festividades do fim do ano, eles sofrem com os fogos de artifícios.
Nesta época do ano, muitas das vezes, os donos não sabem como proteger seus pets desse estresse, que pode gerar problemas de saúde e até morte súbita.
Para entender melhor sobre o assunto, o médico veterinário Rodrigo Martins Pimentel da Silva explicou como funcionam os sentidos dos bichos e deu dicas de como amenizar o efeito do barulho.
Medo
O veterinário explicou que os animais têm uma audição muito mais aguçada que a dos seres humanos.
“Um som que aos nossos ouvidos já parece alto, para alguns deles, o ruído gera um medo extremamente grande”.
Segundo Rodrigo Martins, os fogos podem gerar morte súbita, alterações cardíacas e desencadear crises convulsivas, além de gerar riscos de quedas e atropelamentos.
Como amenizar?
De acordo com o veterinário, existem algumas dicas para acalmar os animais quanto aos efeitos sentidos por conta do barulho produzido pelos fogos de artifícios.
“O ideal é tentar amenizar a percepção deles em relação ao barulho. Mantê-los fechados em um local que eles já estejam acostumados pode ajudar a deixá-los mais calmos”, esclareceu.
Além disso, existem alguns ansiolíticos que podem ajudá-los, porém esses medicamentos devem ser prescritos por um médico veterinário.
“Alguns medicamentos homeopáticos e florais, além de óleos essenciais, também podem auxiliar. No momento dos fogos distrair a atenção dos animais, com auxílio de reforços positivos, como brinquedos e petiscos, também pode ajudá-los”.
Rodrigo ainda ressaltou que o índice de animais perdidos nesse período do ano é alto. “Os tutores devem verificar a segurança dos abrigos dos animais, além de identificá-los com plaquinhas nas coleiras”, finalizou.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.