Compartilhe:

Como parte da programação do Setembro Amarelo em Barroso, a Secretaria Municipal de Saúde lançou, nessa segunda-feira (24), o Programa Municipal de Prevenção ao Uso Indiscriminado de Medicamentos, cujo objetivo é prevenir a automedicação e o uso de medicamentos de maneira indiscriminada. O programa contará com ações voltadas para capacitação dos profissionais de saúde e orientações individuais e coletivas, bem como ações educativas.

CONSUMO DE MEDICAMENTOS

O consumo indiscriminado de medicamentos causa preocupação nas autoridades brasileiras e nos especialistas da área farmacêutica. No Brasil existe uma farmácia (ou drogaria) para cada 3.300 habitantes e o País está entre os dez que mais consomem medicamentos no mundo, segundo dados do Conselho Federal de Farmácia. O acesso a farmácias e drogarias e a facilidade na aquisição de medicamentos no popularmente conhecido “balcão da farmácia” promovem um aumento no consumo de medicamentos pela maioria da população brasileira.

No País, existe uma cultura de que a farmácia é um mero comércio e o medicamento é uma mercadoria como outra qualquer e isso tem estimulado, e muito, o consumo de medicamentos de forma indiscriminada. De acordo com informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o uso indiscriminado de medicamento, facilitado pelo acesso de uma parte da população “ao comércio”, leva a população a um processo de risco à saúde e até a morte.

Informações Prefeitura Municipal de Barroso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *