Compartilhe:

Devem chegar nos próximos dias em São João del-Rei uma remessa de testes rápidos para detecção da bactéria Streptococcus, que está sob investigação como possível causa da morte de três crianças, com idades entre 3 e 10 anos, em um intervalo de 30 dias.

A informação foi confirmada a O TEMPO na noite desta quarta-feira (25 de outubro) pela Prefeitura do município, que tem pouco mais de 90 mil habitantes.

De acordo com o município, os testes são a forma mais veloz de se detectar a presença da bactéria, já que o diagnóstico leva apenas cerca de 15 minutos. “O exame padrão ouro é o Swab Orofaríngeo, que o município já disponibiliza. Entretanto, o resultado demora um pouco mais para sair, pois necessita de uma análise mais aprofundada do material”, completou a Prefeitura de São João del-Rei. Apesar disso, a cidade não informou quando os exames deverão estar disponíveis para a população.

A cidade está com suas escolas municipais com as aulas suspensas por 11 dias para a realização de uma força-tarefa para a desinfecção das instituições, que deverá ir até o próximo dia 5 de novembro. Os trabalhos já começaram nesta quarta e, mais cedo, a Prefeitura divulgou um vídeo que mostra desinfecção sendo feita com água sanitária em uma das escolas.

TREINAMENTO

Mais de 300 médicos de São João del-Rey participaram de um treinamento on-line durante toda a manhã desta quarta (25). A ação foi uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES-MG), e foi ministrada por médicos do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).

O objetivo foi orientar a rede de saúde para detecção e tratamento oportuno de casos suspeitos de infecção, com a identificação dos devidos diagnósticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *