A Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Minas Gerais informou que foi oficialmente notificada sobre casos suspeitos de tentativa de burlar o esquema de vacinação para tomar a terceira dose do imunizante contra a Covid-19 em três cidades. Mas o número pode ser ainda maior.
Em nota, a SES declarou que os comunicados de fraude foram feitos pelas superintendências de Juiz de Fora, na Zona da Mata, e por Barbacena, na região Central do Estado. Mas Belo Horizonte, que não está na lista, também apura denúncias de pessoas que tentaram receber uma terceira dose de vacina após conseguir as duas estipuladas por todos os órgãos de saúde.
Em Barroso, a reportagem entrou em contato com a Prefeitura Municipal para saber se existe algum caso de tentativa de burlar o sistema, mas foi informada que não houve nenhum registro no município.
PUNIÇÃO
De acordo com a SES, as pessoas vacinadas que omitem a informação para receberem doses adicionais, de forma intencional, estão sujeitos a sanções legais e éticas. “Havendo identificação de usuário que tenha praticado o ato, os dados serão encaminhados ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais, para providências cabíveis”, explicou.
A pasta ainda reforça que não há indicação do Ministério da Saúde para a aplicação de três doses em uma única pessoa. “O Programa Nacional de Imunizações (PNI) não recomenda a administração de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19. Sendo assim, no caso de pessoas que já receberam o esquema completo contra a Covid-19 (duas doses), não há a recomendação da administração de doses adicionais do referido imunizante”, destaca.
Com informações O Tempo