A presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG), Zuleica Reis Ávila, vai se reunir nesta terça-feira (25) com membros do Comitê Extraordinário COVID-19 do Estado. O objetivo seria tratar do retorno às aulas, o que ainda é uma icógnita devido à pandemia de coronavírus.
Segundo o sindicato, a expectativa é que o governo estadual, ao menos, dê uma previsão de retorno às atividades presenciais. “O Sinep-MG irá buscar atualização dos dados, propor avanços e orientações. Continuamos mantendo a premissa do cuidado com a saúde e a preservação, em primeiro lugar, da vida”, informou.
Em entrevista recente a O TEMPO, Zuleica demonstrou preocupação não só com a educação dos alunos, mas com os empregos nessas instituições, que, sem perspectiva de retorno, acabam demitindo funcionários. “Isso provoca não apenas instabilidade da sobrevivência da escola, mas uma onda de demissões e desemprego. Calcula-se que, na educação infantil, estejam empregadas mais de 10 mil pessoas em escolas particulares de BH”, disse.
A reportagem questionou o governo sobre o assunto desse encontro e mais informações, mas ainda não obteve retorno.
Posição
Por diversas vezes, o governador Romeu Zema (Novo) disse que essa volta só irá acontecer quando os indicadores da pandemia estiveram propícios. No entanto, durante uma entrevista no dia 17 de julho, ele disse que o retorno deve ocorrer ainda no segundo semestre deste ano.
“Não sabemos ainda, mas quero lembrar: é o meu maior anseio que essas aulas voltem o quanto antes. Eu sei que as crianças em casa não estão aprendendo tanto quanto poderiam com aulas presenciais. Queremos fazer isso o quanto antes. O que eu puder fazer para agilizar, com segurança (…) Vamos fazer”, explicou Zema.
Desde o início da pandemia de coronavírus, ainda em março, as aulas presenciais foram interrompidas no Estado. Em maio, a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) iniciou a modalidade virtual de aulas, a partir do programa Se Liga na Educação que transmite diariamente pela Rede Minas – TV pública do Estado – aulas para os estudantes mineiros.
Informações O Tempo