Promover a solidariedade e o cuidado com o próximo. Esse foi o ponto de partida para mais uma ação transformadora desenvolvida por estudantes do Uniptan/Afya. Em parceria com o Hemominas, o projeto de extensão “Amigos de Sangue” realizou recentemente uma campanha de coleta que reuniu alunos, professores e colaboradores em uma corrente do bem com um único propósito: salvar vidas.
A iniciativa nasceu no ano passado, com alunos do curso de Medicina, por meio de mutirões de tipagem sanguínea e ações de conscientização. Com o tempo, o projeto cresceu e passou a contar também com o curso de Biomedicina, ampliando seu alcance e impacto. Os estudantes passaram a aplicar questionários, promover rodas de conversa e produzir conteúdos informativos, tudo com o objetivo de sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância da doação de sangue.
Nesta última edição da campanha, foram aplicados mais de 600 questionários com alunos, professores e técnicos administrativos do Uniptan/Afya. A proposta era compreender o nível de conhecimento da comunidade sobre o tema, verificar quem já havia doado sangue, quem conhecia os critérios necessários e mapear possíveis barreiras à doação, como doenças relacionadas ao sangue.
A culminância desse trabalho foi a ação conjunta com o Hemominas, realizada com grande sucesso. Das 51 pessoas que compareceram para doar, 46 estavam aptas — e todas as bolsas foram coletadas com êxito, contribuindo diretamente para a manutenção do estoque de sangue da unidade de São João del-Rei.
“A proposta do projeto sempre foi despertar um olhar solidário nos nossos estudantes e dar a eles a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. É uma experiência de aprendizado que vai muito além do conteúdo técnico — é formação humana”, destaca o coordenador de extensão, Douglas Guimarães.
Mais do que números, a campanha “Amigos de Sangue” representa o compromisso do Uniptan com a responsabilidade social, a formação cidadã e a valorização da vida. Que venham as próximas edições!