Apesar das precipitações, o calor permaneceu em boa parte do estado durante essa semana, e cidades do Norte de Minas, como Montalvânia, tiveram a máxima de 41ºC. Durante a semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para Minas, que indica temporais de alta intensidade e ventos de até 60 km/h.
Segundo o meteorologista do Inmet Claudemir Azevedo, após muitos dias com os termômetros nas alturas, o final de semana em Minas será de pancadas de chuva e trovoadas isoladas: “A chuva vai aliviar o calorão em grande parte de Minas Gerais”, explica o especialista.
Estão previstas chuvas com raios e rajadas de vento até na terça-feira (12/10) para as regiões Sul, Campo das Vertentes, Oeste, Triângulo, Zona da Mata e Metropolitana, Leste e Norte de Minas.
O feriado prolongado será de chuvas com possibilidade de raios e rajadas de vento em todo o estado. Com isso, as temperaturas sofrem um declínio. Em Barroso, elas devem cair até 15°C, se comparado com a semana anterior, quando a cidade registrou a máxima de 30°C.
ALERTA
Segundo a Defesa Civil, o volume acumulado de precipitação estimado, entre os dias 8 e 12 de outubro de 2021, é de 80 a 100 milímetros. O órgão alerta que “as condições meteorológicas ficarão favoráveis a ocorrência de pancadas de chuva, por vezes fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento”.
Foto de capa: Pablo Valle.