As pontes sobre o Córrego do Lenheiro em São João del Rei, cidade na região Campo das Vertentes, serão restauradas. O projeto, que vai custar R$ 2.041.000,00, está em fase final de licitação e deve ser iniciado e concluído ainda em 2019, segundo a assessoria da Prefeitura.
Os recursos são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, do Governo Federal. O acordo para iniciar as obras foi assinado durante uma reunião entre o prefeito Nivaldo Andrade e a superintendente estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Célia Corsino, com a participação do secretário municipal de Cultura e Turismo, Marcus Fróis.
Em nota, o Iphan informou que no final de março autorizou o Executivo a realizar a licitação para as obras e que, após esse procedimento, poderão ser iniciadas.
Confira onde ocorrerão as obras:
- As pontes da Cadeia e do Rosário, construídas no início do século XIX, de arcos de pedra e óleo de baleia;
- Uma ponte de ferro em frente ao Teatro Municipal;
- Ponte de Ferro perto da estação da Maria Fumaça.
De acordo com o arquiteto da Secretaria de Cultura do município, José Baccarini, as obras serão começadas em breve. “Foi fechada a verba e já está disponibilizada. Agora estamos envolvidos com as questões burocráticas a respeito de documentações do projeto, abertura de conta para a Prefeitura poder receber o dinheiro do PAC e dar início ao processo”, acrescentou.
Ainda conforme Baccarini, o processo de restauração será um grande projeto para a cidade. “É uma obra de reforma, de restauro das pontes. É muito importante para a cidade, foi bastante comentado juntos com os órgãos de patrimônio e vai ser um ganho muito grande para São João del Rei”, finalizou.
Despoluição
O Córrego do Lenheiro, que atravessa todo o município, e faz parte deste projeto de reforma das pontes, também passa por despoluição. O término deste processo está previsto para o final de 2020.
Informações G1