O 14º episódio do programa Papo 10 recebeu ontem os barbacenenses Fabrício Piccinin e César Oliveira para conversarem ao vivo com os jornalistas. Eles são responsáveis pela criação de um protótipo de respirador que pode auxiliar no momento de pandemia. Devido a COVID-19, os respiradores se tornaram instrumento de buscas constantes pelos governos de todo o mundo e os estados e municípios encontram dificuldades para encontrar no mercado esses aparelhos.
De acordo com levantamento da CNN, os governadores compraram respiradores por preços que chegavam à U$ 53 mil, o que convertido em reais pela cotação atual do dólar (R$ 5,72), da algo em torno de R$ 303 mil. O projeto dos barbacenenses teria um custo bem inferior a esse, algo em torno de mil reais cada.
No entanto os inventores também deixaram claro que o projeto está em processo de criação e que procuram apoiadores, já que o trabalho é voluntário. As primeiras avaliações apontaram que o protótipo ainda não está preparado para casos graves de COVID-19, por exemplo, no entanto ele pode ser usado para situações menos grave, o que ajudaria a desafogar o sistema de saúde deixando os respiradores que os hospitais já utilizam apenas para os casos mais complexos.
Confira o programa de ontem: