O Brasil confirmou os seis primeiros casos de covid-19 causados pela variante ômicron do coronavírus. Detectada pela primeira vez na África do Sul no final de novembro, essa nova versão do agente infeccioso vem chamando a atenção de especialistas pela quantidade e pela variedade de mutações genéticas.
Por ora, há suspeitas — mas não confirmações — de que essa variante seja mais infecciosa e consiga “driblar” a imunidade obtida após a vacinação ou a recuperação da covid-19. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera desde a semana passada a ômicron como uma “variante de preocupação”, e um dos motivos é porque ela potencialmente possa provocar mais reinfecções.
Nos últimos dias, a ômicron já foi detectada em todos os continentes. Até o momento, a porção sul da África concentra a maioria dos casos.
Confira a seguir o que já se sabe sobre os cinco casos confirmados no Brasil.
Rio Grande do Sul
O governo gaúcho confirmou no dia 3 de dezembro o sexto caso de covid-19 causado pela ômicron no Brasil.
De acordo com as informações divulgadas pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde, trata-se de uma mulher que mora na cidade de Santa Cruz do Sul (a 155 km de Porto Alegre) e que esteve na África do Sul pouco antes do diagnóstico.
A paciente, que já havia tomado duas doses de vacina, está em isolamento domiciliar e as autoridades vão testar todas as pessoas com quem ela teve contato nos últimos dias.
Distrito Federal
Na tarde do dia 2 de dezembro, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (DF) confirmou o quarto e o quinto casos de covid-19 causados pela ômicron no país.
De acordo com as informações divulgadas, as pacientes são duas mulheres adultas, que pegaram um voo na África do Sul, foram para a Etiópia e desembarcaram no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, no dia 30 de novembro. Na sequência, ela embarcaram numa nova viagem até Brasília. Ao chegarem na capital, fizeram um teste de diagnóstico, que deu resultado positivo para a doença.
Uma delas apresenta sintomas leves, enquanto a outra não tem nenhum incômodo. Ambas estão vacinadas com três doses.
São Paulo
As notícias de que os primeiros pacientes infectados com a ômicron haviam sido identificados no Brasil começaram a circular no final da tarde do dia 30 de novembro.
A confirmação oficial, feita pelo Instituto Adolfo Lutz e pela Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, aconteceu algumas horas depois.
Trata-se de um homem de 41 anos e de uma mulher de 37 anos que são missionários na África do Sul e desembarcaram no Aeroporto Internacional de Guarulhos no dia 23 de novembro. Os dois vieram ao país para visitar familiares.
Informações: Estado de Minas