As obras de expansão da fábrica da Holcim estão em estágio avançado. A nova subestação – com nível de tensão de 138.000 volts já está em funcionamento. São quatro torres de transmissão com alturas de até 25 metros e uma linha de transmissão com extensão de 600 metros. Em termos comparativos, o nível de tensão é mil vezes maior do que de uma residência. A pavimentação da estrada de acesso à nova portaria de insumos também foi finalizada, bem como o silo off spec (local que armazena o clínquer fora de especificação ou a ser transportado a outras fábricas).
A concretagem da base do silo 9, que tem como função armazenar o cimento na fase final para entrega aos clientes foi finalizada no último dia 24. Durante a fase de concretagem foram usados 1300 m³ de concreto, o equivalente a 163 caminhões betoneira. Quando estiver finalizado, o silo 9 vai atingir 60 metros de altura e utilizará o método de formas deslizantes, assim como o silo off-spec, que tem 30 metros de altura. A equipe civil trabalha agora na fundação do silo 8.
As três bases do forno já estão com a fase de estaqueamento concluída, enquanto o pré-aquecedor, a mais alta edificação da fábrica – com cerca de 120 metros –, está na fase de concretagem dos blocos de fundação. A concretagem da fundação do moinho de cimento foi iniciada. O filtro do moinho passa agora pela pré-montagem das moegas e conclusão da base civil. A construção dos dutos subterrâneos, com 1 km de comprimento (cabos elétricos), responsáveis por alimentar a linha 2, também está em andamento.
O investimento na expansão da fábrica é da ordem de R$ 1,4 bilhão. A capacidade de produção passará das atuais 1,2 milhão de toneladas de cimento por ano para 3,6 milhões de toneladas/ano. O objetivo da Holcim é atender a forte demanda por cimento no mercado brasileiro, que deve manter um ritmo de crescimento pelos próximos quatro anos. A expectativa para conclusão das obras e início da operação da fábrica é de fim de 2014, início de 2015.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.