Compartilhe:

Os óbitos de três crianças, nos últimos dois meses em São João del Rei, e uma série de boatos nas redes sociais, fez com que a Secretaria de Saúde emite-se uma nota na noite dessa segunda-feira (23). De acordo com o documento, a Secretaria se reuniu com a Gerência Regional de Saúde e o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), para discutir o ocorrido.

“Diante da repercussão dos últimos acontecimentos, a Secretaria Municipal de Saúde, vem a público informar e tranquilizar a população, nosso município não está enfrentando um surto. Segundo o CIEVS, não temos critérios cientificamente comprovados para fechamento das escolas. Há crianças apresentando sintomas de amigdalite, febre, vômito, manchas ou erupções na pele, que passaram, em sua maioria, por avaliação médica na rede pública ou privada, e que se encontram estáveis”, diz trecho da nota.

Sobre os óbitos, a Secretaria informa que até o momento eles não estão correlacionados e que a investigação está em curso. E mais, nas instituições hospitalares do município quatro crianças estão internadas com os mesmos sintomas, mas estão sendo acompanhadas pela vigilância em saúde.

“Nós, da Secretaria Municipal de Saúde, estamos realizando estudos sobre esses casos para chegarmos a um diagnóstico. Já existe um fluxo de atendimento, com os profissionais da rede, para o manejo dos casos supracitados. Recomendamos medidas protetivas: higienização das mãos, uso do álcool 70%, não compartilhar objetos pessoais (copos, garrafinhas, talheres, etc.) e manter o esquema vacinal de acordo com o calendário nacional de imunização”, diz a nota.

Sobre as mortes, segundo apurou a reportagem do barrosoemdia, uma das crianças, que tinha três anos de idade, esteve em outro estado visitando os avós e faleceu em um hospital do Maranhão. Uma outra criança, de nove anos de idade, que também teve os mesmos sintomas faleceu. Por fim, uma terceira criança, de 10 anos, da rede estadual de ensino, também veio a óbito com os sintomas de amigdalite, febre, vômito, manchas ou erupções na pele. A morte aconteceu nessa segunda-feira e culminou na repercussão de um possível surto, descartado pela Prefeitura.

Ainda de acordo com a apuração da reportagem, profissionais da saúde investigam a escarlatina, uma doença que afeta principalmente crianças em idade escolar. Trata-se de um infecção causada pela bactéria streptococcus. A transmissão é feita por gotículas de saliva que saem da pessoa infectada quando tosse, fala, espirra, principalmente quando há a infecção das amígdalas, via aérea ou contato.

CONFIRMAÇÃO

No final da manhã desta terça-feira, dia 24 de outubro, o Setor de Epidemiologia participou de uma reunião com os pais e responsáveis para esclarecer situações sobre as possíveis causas das mortes de três crianças em São João del-Rei.

Durante a reunião foi confirmado que uma das crianças internadas em unidades de saúde da cidade está infectada pela bactéria Streptococcus A. Desta forma, a Prefeitura de São João del-Rei divulgou que as aulas nas escolas municipais estão suspensas a partir de amanhã, dia 25. Todas as escolas passarão por um processo de desinfecção. A princípio, o fechamento deve acontecer até o dia 6 de novembro.

As informações são da Rádio Emboabas

Veja a nota na íntegra

São João del Rei, 23 de outubro de 2023

Assunto: Comunicado oficial

A Secretaria Municipal de Saúde, na data de 23 de outubro, reuniu com a Gerência Regional de Saúde e o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), para discutir acerca dos óbitos de crianças ocorridos no município de São João Del Rei, nos últimos 2 meses.

Diante da repercussão dos últimos acontecimentos, a Secretaria Municipal de Saúde, vem a público informar e tranquilizar a população, nosso município não está enfrentando um surto. Segundo o CIEVS, não temos critérios cientificamente comprovados para fechamento das escolas. Há crianças apresentando sintomas de amigdalite, febre, vômito, manchas ou erupções na pele, que passaram, em sua maioria, por avaliação médica na rede pública ou privada, e que se encontram estáveis.

Infelizmente ocorreram 03 óbitos infantis, que até o momento não estão correlacionados (investigação ainda em curso). Nas instituições hospitalares do município existem 04 crianças internadas que estão sendo acompanhadas pela vigilância em saúde.

Importante ressaltar que, diante de qualquer sintoma, não encaminhar as crianças para suas atividades escolares e buscar atendimento médico.

Nós, da Secretaria Municipal de Saúde, estamos realizando estudos sobre esses casos para chegarmos a um diagnóstico. Já existe um fluxo de atendimento, com os profissionais da rede, para o manejo dos casos supracitados.

Recomendamos medidas protetivas: higienização das mãos, uso do álcool 70%, não compartilhar objetos pessoais (copos, garrafinhas, talheres, etc.) e manter o esquema vacinal de acordo com o calendário nacional de imunização.

Em caso de dúvidas, procurar a unidade de saúde de referência mais próxima, a Secretaria Municipal de Saúde ou o CIEVS através do telefone (31) 99744-6983. Na data de amanhã será disponibilizado nos veículos de • formação, uma nota técnica sobre todo o histórico ocorrido no município, bem como informações importantes e detalhadas sobre a bactéria, forma de contágio e medidas de segurança.

Desde já, solicitamos que a população nos ajude a combater as notícias falsas, espalhadas através de redes sociais, que só causam pânico e desinformação a todos. A Secretaria Municipal de Saúde está tomando todas as providências para que o mais rápido possível elas sejam sanadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *