Minas Gerais recebeu 149.550 doses do primeiro lote de vacinas da farmacêutica Janssen nesta quinta-feira (24), após aterrisagem no Brasil ter ocorrido na última terça-feira (22).
O quantitativo encaminhado é pouco menos da metade do que era esperado, de 300 mil. É a primeira vez que o Estado tem em seu arsenal imunizantes da marca, que requer apenas uma aplicação para inocular pacientes.
Anteriormente, a data de validade das vacinas neste lote específico seria até a próxima segunda-feira (27). Contudo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou prorrogação do prazo, que era de 3 meses, para 4 meses e 15 dias.
Em nota técnica, o Ministério da Saúde orientou os governos estaduais a usarem a remessa da Janssen para imunizar pessoas com comorbidades e deficiência permanente.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou nessa quarta-feira (23) que as doses serão enviadas a todos os municípios.
A pasta não confirmou se vai seguir a orientação do governo federal em relação aos grupos prioritários, mas nas outras remessas o Estado seguiu o que foi determinado pela União.
No país, 1,5 milhão de doses da Janssen foram distribuídas para as 26 unidades federativas.