A Prefeitura Municipal de Lavras divulgou na tarde desta sexta-feira (30), lockdown de oito dias como medida de contenção para o enfrentamento do coronavírus no município. O decreto Nº 15.792 publicado, justifica que o isolamento social se manteve em patamares baixos em Lavras, com índices que impossibilitam a contenção do avanço da pandemia.
Entre as restrições impostas no decreto estão toque de recolher entre as 20h e 5h, a proibição da comercialização (compra e venda) de qualquer tipo de bebida alcoólica em Lavras, bem como o encontro de pessoas, em qualquer horário, nas vias, praças, parques e logradouros públicos, inclusive para a prática de atividades esportivas (orientadas ou não), e reuniões de qualquer natureza. Estão proibidos também a realização de eventos festivos e confraternizações em residências particulares ou alugadas para temporada.
O descumprimento das medidas do decreto acarretará na responsabilização civil, administrativa e penal dos infratores, podendo responder por crimes contra a saúde pública e contra administração pública em geral, sem prejuízo do disposto nos artigos 268 e 330 do Código Penal.
As medidas estabelecidas o decreto terão eficácia a partir das 16h deste domingo, dia 30 de maio, até às 23h59 do dia 7 de junho de 2021, quando será realizada nova avaliação e editado novo decreto.
Covid-19 em Lavras
Nesta sexta-feira (28), Lavras registrou 131 novos casos positivos de Covid-19, sendo 62 homens e 69 mulheres, com idades variando entre 01 e 86 anos. Foram registrados dois óbitos de moradores de Lavras, um com 46 anos e o outro com 84 anos. O município já possui 5.790 casos confirmados da Covid-19. Destes, 754 estão em isolamento, 4.918 já se recuperaram e 118 mortes decorrentes do vírus. As três casas de saúde do município também registra 100% de ocupações em leitos de UTI e 140% em leitos clínicos.
Outras cidades
Outras prefeituras estão apostando na lei seca. Após ter proibido o funcionamento de bares e qualquer forma de aglomeração, a prefeitura de Resende Costa emitiu nessa quarta-feira (26), um novo Decreto Municipal Nº 157, que também proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em todos os estabelecimentos e também em locais públicos. Para tentar conter o crescimento da Covid em Campo Belo, região das Vertentes, a Prefeitura decidiu endurecer as regras de prevenção ao avanço da Covid-19. Dentre as medidas está a Lei Seca. O novo decreto que começou a vigorar na quinta-feira (27) e se estenderá até o dia 6 de junho.