Com a pandemia de Covid-19 e a consequente suspensão das aulas, agricultores familiares de todo o Brasil reduziram drasticamente suas vendas para a merenda escolar. No entanto, Barroso foi uma das três cidades mineiras e das poucas do país que fizeram a diferença e mantiveram o incentivo a agricultura familiar, que deve fornecer no mínimo 30% dos produtos da merenda escolar.
Com a criação do Kit Merenda Escolar, fornecido a alunos e familiares em situação de vulnerabilidade, o município continuou adquirindo os produtos dos agricultores para compor os kits, promovendo geração de renda para essas famílias da zona rural.
Esse trabalho contou com apoio da Emater-MG, com os técnicos Tathiana e Alysson, que ajudaram na coordenação das ações para garantir o fornecimento dos produtos. A iniciativa chamou a atenção da reportagem da TV Integração, afiliada da Rede Globo, que passou um dia inteiro gravando a reportagem com produtores, Emater e a Secretária de Educação, Andressa Borges. A reportagem será exibida no Globo Rural deste domingo (31).
As equipes da Rede Municipal de Ensino também atuaram de forma a garantir o cadastro dos alunos e elaborar os kits, coordenando a entrega de forma segura, garantindo um complemento na alimentação de muitos alunos que tinha na merenda escolar a principal refeição do dia. Em abril foram 215 kits e, em maio, esse número aumentou para 231.
O Globo Rural vai ao ar no domingo, a partir das 8h da manhã. Fiquem ligados.