Idosos de Barroso, que completaram seis meses da última dose, ou seja, a segunda, aguardam ansiosamente pela terceira dose do imunizante contra a Covid-19. “Estamos sem informações ou informações desencontradas sobre a vacinação da terceira dose”, diz um idoso barrosense que tomou a segunda há mais de seis meses e não sabe se tem que retornar aos postos de saúde ou Ceclans para mais uma aplicação.
Esta é a pergunta que muitos barrosenses têm feito a reportagem do Barroso EM DIA!
Diante da demanda, o BED entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Barroso, responsável pela vacinação, para fazer um levantamento sobre como está atualização da terceira dose, ou dose de reforço, como chama o executivo.
Segundo informações, a última etapa da terceira dose foi aplicada em 18 de outubro para os idosos, mas nem todos ainda receberam a vacina.
Atualização: 15h 30
EM NOTA
A Prefeitura Municipal de Barroso vem a público informar que as doses de reforço, também conhecidas como terceira dose da vacina contra COVID-19, estão sendo aplicadas concomitante a vacinação de primeira e segunda dose.
Os idosos acima de 60 que já completaram 6 meses da aplicação da segunda dose devem se dirigir ao Ceclans, em dia e hora que estiver ocorrendo campanha de vacinação, e expor sua situação aos agentes de saúde para receber a dose de reforço. Já os profissionais da área da saúde que já completaram 6 meses da aplicação da segunda dose devem esperar campanha específica para o setor, uma vez que as remessas de vacina são recebidas de maneira fragmentada.
Reiteramos nosso compromisso com a divulgação de novas etapas da campanha de vacinação contra COVID-19. Pedimos a população que siga atenta em nossas redes sociais e a imprensa local.
SEGUNDA DOSE
Já sobre a segunda dose, nesta segunda-feira (25) a situação do município é a seguinte: foram 11.774 pessoas receberam segunda dose e/ou dose única. O Número corresponde a cerca de 80% da população imunizada com a segunda dose.
PRIMEIRA DOSE
Com relação a primeira dose, público inicial estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), Barroso ainda falta vacinar a última faixa de adolescentes, 12 anos, sem comorbidades. A última vacinação dos adolescentes aconteceu na quinta-feira (21). Tão logo complete a vacinação, a cidade deverá dar início, com disposição de vacinas, as crianças, ou seja abaixo de 12 anos de idade que ainda não receberam a primeira dose.