O principal Hospital de cardiologia da região de Barbacena ameaçou interromper os atendimentos pelo SUS. Na semana passada, o Ibiapaba informou que passa por problemas financeiros e que iria manter as consultas e cirurgias até o final deste mês.
A prefeitura rebateu, e garantiu que está com as contas em dia junto ao Hospital e que também quer solucionar esse impasse.
Nessa segunda-feira (3), foi realizada uma reunião interna no Ibiapaba, que atende moradores de mais de 50 cidades do Campo das Vertentes. Quem foi até lá durante o dia demonstrou muita preocupação por não saber se o serviço continuaria sendo oferecido.
No dia 28 de dezembro, o Ibiapaba publicou uma nota esclarecendo que o centro é credenciado pelo SUS para a prestação de serviço de cardiologia, mas isso pode mudar devido à um desequilíbrio econômico financeiro do contrato e insuficiência dos valores pagos como contrapartida pelos serviços prestados.
O Hospital ainda explica que foram feitas inúmeras tentativas de solução administrativa para a busca do equilíbrio econômico financeiro do contrato, e confirmou que por esses motivos, o hospital não teria condições de prorrogar a vigência do contrato do serviço de cardiologia.
O contrato entre o Hospital Ibiapaba e o SUS terminou no dia 1º de janeiro de 2022, mas enquanto a situação não se resolve, o Hospital assumiu o compromisso de manter os atendimentos em cardiologia até dia 1 de fevereiro.