O Governo de Minas e o Ministério Público Estadual (MPMG) notificaram nessa terça-feira (11/1) as mineradoras que respondem por 31 barragens de rejeito que estão em algum nível de emergência no estado, levando em consideração a classificação da Política Estadual de Segurança de Barragens. Estão na lista 29 barragens que pertencem à Vale, uma da Minérios Nacional S/A e outra da Arcelomittal S/A.
A estrutura que pertence à Vallourec, que transbordou e provocou o fechamento da BR-040 no sábado (8/1), ficou fora da relação. Das 31 barragens notificadas, 22 estruturas estão em nível 1, seis em nível 2 e três em nível de emergência 3.
De acordo com o governo, as mineradores terão 24 horas para informar registros sobre a pluviosidade média que incidiu na barragem, a existência ou não de plano para o período chuvoso, avaliação da performance do sistema de drenagem, anomalias e patologias registradas, bem como as ações que serão adotadas para manutenção e monitoramento das mesmas.
O governador Romeu Zema (Novo) se encontrou com o procurador-geral de Justiça de Minas, Jarbas Soares Júnior, com a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, e com o procurador da República Carlos Bruno Ferreira para definir as ações.
As informações deverão ser apresentadas à Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), que analisará os dados em conjunto com o Ministério Público Estadual e com o apoio de auditorias externas independentes que acompanham as estruturas.
Informações: Estado de Minas