Após dias de baixas temperaturas, o calorão veio com tudo na região, com os termômetros acima dos 33° C.
No fim de semana, a previsão é de tempo ameno. As reviravoltas no clima são características desta época do ano, devido à mudança de estação. A “gangorra” térmica, no entanto, demanda cuidados com a saúde.
Além das mudanças típicas da virada do inverno para a primavera, o especialista Claudemir de Azevedo, meteorologista do Inmet, destaca a presença de uma massa de ar frio, que sai do Sul e chega ao litoral do Sudeste. “Ela passa por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e chega a Minas”.
Cuidados com a saúde
Seja nos dias de baixas temperaturas da semana passada ou no calorão atual, os cuidados à saúde não podem ser ignorados. O risco maior não se deve à mudança brusca, mas ao tempo seco que castiga toda a região.
A Defesa Civil emitiu alerta, sobre uma massa de ar seco, que deixa os índices de umidade relativa do ar abaixo dos 30%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que fique entre 50% e 60%.
A pneumologista Nathalia da Costa Sousa, do Hospital São Camilo, de São Paulo, recomenda algumas medidas. A hidratação é a principal. “Lavar o nariz com soro fisiológico para facilitar a eliminação de secreções e usar umidificador”, aponta.
Outro alerta é sobre as doenças respiratórias. Mesmo com o fim do inverno, quem ainda não foi vacinado contra a gripe deve procurar os postos de saúde.
“As pessoas costumam se imunizar no início do outono, por volta de março e abril. Porém, o vírus continua circulando com intensidade até por volta de setembro e, às vezes, até dezembro”.
Veja dicas da Defesa Civil
- Beba bastante água, mesmo se estiver sem sede
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol das 10h às 17h
- Evite banhos com água quente para não potencializar o ressecamento da pele
- Use umidificadores de ar em casa e no trabalho. Você também pode utilizar bacias de água ou estender toalhas e panos úmidos próximos à cama
- Em caso de problemas respiratórios, procure um posto médico
Via Hoje em Dia