Compartilhe:

Fábrica de Cimento Paraíso, Holdercim, Holcim, LafargeHolcim e CSN, com estas marcas, a Fábrica de Cimento de Barroso chega aos seus 68 anos de história na cidade. A Fábrica foi inaugurada em 14 de agosto de 1955, dois anos depois da emancipação do município em 12 de dezembro de 1953.

Uma Fábrica, que independente dos questionamentos ambientais ao longo dos quase 70 anos, contribuiu para o desenvolvimento de outras atividades na cidade como comércio, escolas, consultórios médicos e outros ramos de atividades que vieram a se desenvolver ao longo do tempo.

“Os tempos são outros, trabalhei nesta fábrica e me recordo de cerca de mil bicicletas saindo da fábrica por volta das 17h. Era uma cidade quase todo empregada na fábrica”, diz um ex-funcionário que relata ter saudade daquele tempo.

A reportagem do barrosoemdia questionou, mas a CSN não divulgou oficialmente o número de empregados atualmente na cimenteira. Também não foi possível trazer uma palavra do Gerente de Fábrica para a população barrosense em um dia tão especial.

A Fábrica de Barroso foi inaugurada nos anos 50 pelo empreendedor Severino Pereira da Silva, que dá nome a Rodoviária de Barroso. Posteriormente, a Unidade passou a fazer parte do Grupo Paraíso. Em 1996, foi adquirida pelo Grupo Holcim, o que trouxe novos investimentos. Em 2012, teve início a expansão da fábrica, que tinha como objetivo triplicar sua capacidade produtiva para 3,6 milhões de toneladas/ano. Em 2015 a Unidade passou a faz parte do Grupo LafargeHolcim, maior indústria de materiais de construção do mundo, resultante da fusão entre as cimenteiras Holcim e Lafarge. Por fim, desde 2021, A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) adquiriu a cimenteira na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *