A Via 040 informa que está mobilizada, desde a última sexta-feira (24), para realizar a manutenção em diversos pontos do trecho sob concessão que sofreram impactos devido às chuvas que vêm atingido Minas Gerais nos últimos dias. A empresa está trabalhando ininterruptamente, com alocação de equipes e máquinas extras, para que o restabelecimento dos pontos ocorra no menor tempo possível. As ações da concessionária visam à priorização das condições de segurança dos usuários e a trafegabilidade da rodovia.
Os trabalhos incluem retirada de terra deslizada, limpeza das áreas, recomposição de estruturas de contenção, estabilização emergencial de encostas, além de monitoração constante, reforço da sinalização viária e aplicação de alterações de tráfego.
Para que os usuários possam programar melhor suas viagens pela BR-040, a concessionária apresenta abaixo a relação dos principais pontos críticos com manutenção no momento:
Belo Horizonte (MG)
No km 532, nos dois sentidos da via, ocorreu deslizamento de talude próximo ao B. Califórnia. Para realização da manutenção do local, a empresa interditou o acostamento, mantendo duas faixas liberadas. No momento, fluxo livre na região.
No Anel Rodoviário, km 539, pista sentido Brasília (DF), há interdição de faixas da direita. O outro ponto de intervenções é o km 542, altura do B. Olhos D’Água, onde a Via 040 está atuando na recomposição da estrutura de contenção da encosta no sentido Brasília (DF), e a estabilização da lateral direita da pista do sentido Rio de Janeiro (RJ). Em função disso, a faixa da direita dos dois sentidos está bloqueada, e duas faixas em liberadas durante as atividades. Nesse ponto há lentidão de tráfego.
Nova Lima (MG)
Nas proximidades do Viaduto da Mutuca, entre o km 544 e km 547, sentido Rio de Janeiro (RJ), há interdições de acostamento, porém sem impacto no tráfego.
Itabirito (MG)
No km 578, sentido Belo Horizonte (MG), e no km 579, sentido Rio de Janeiro (RJ), o acostamento está interditado. Duas faixas livres e o tráfego não registra lentidão no momento.
Santos Dumont (MG)
No trecho entre Oliveira Fortes (MG) e Santos Dumont (MG) há 6 pontos com deslizamento de encostas, entre os quilômetros 734 e 737, principalmente no sentido Belo Horizonte (MG). Nesse trecho as interdições ocorrem na faixa da direita do sentido. No km 735, a pista sentido Rio de Janeiro (RJ) está interditada para trabalhos de remoção de terra, porém o fluxo está operando em sistema de mão-dupla na pista sentido Belo Horizonte (MG). Fluxo lento nos locais.
Orientações
Para contribuir com a segurança dos usuários e dos trabalhadores das obras, os motoristas que trafegam no trecho deverão redobrar a atenção à sinalização, que foi reforçada. A empresa também cadastrou alertas para os usuários do aplicativo Waze e irá informar, permanentemente, as condições de tráfego por painéis eletrônicos na via, site http://www.via040.com.br<http://www.via040.com.br/>, Twitter (@via040)<https://twitter.com/via040> e por informes à imprensa.
A concessionária oferece no site um conteúdo com 12 dicas para condução em dias de chuvas<http://via040.com.br/noticias/1/Utilidades/50198/Como-dirigir-em-dias-de-chuvas-12-dicas-para-dirigir-com-seguranca.html>.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.