Mais de 78% da população adulta de Minas Gerais recebeu ao menos uma dose de vacina contra a Covid até o momento. Embora a imunização tenha avançado bem, o Estado pode vivenciar um novo aumento de casos de infectados pelo coronavírus em setembro, por conta da transmissão comunitária da variante delta.
Segundo comunicado divulgado ontem pelo Observatório de Vigilância Genômica (OViGen), entre 983 amostras analisadas em Minas, 32 foram confirmadas para a variante delta e 115 foram classificadas como prováveis. Dessa forma, o Estado teria 147 notificações da cepa, que é uma das mais transmissíveis.
Alguns especialistas estimam um aumento de casos para as próximas semanas ao observarem o comportamento de países que foram tomados pela variante delta, mesmo com uma taxa de vacinação melhor do que o Brasil – como Estados Unidos, Reino Unido e Israel. Eles também estão de olho na situação do Rio de Janeiro, primeiro Estado brasileiro a ter a variante delta como prevalecente. Por lá, houve um aumento na demanda por internações, especialmente entre pessoas com mais de 60 anos.