Em meio à longa demora para o veredito da vacinação contra a COVID-19 no Brasil, pelo menos 50 países em torno do mundo já começaram a imunização. Outros oito também já anunciaram o plano de vacinação, que deve começar nos primeiros meses do ano.
De acordo com o levantamento feito pelo portal da Universidade de Oxford, Our World In Data, até esta segunda-feira (4), cerca de 12 milhões de pessoas foram vacinadas em todo o planeta.
O primeiro país a começar a imunização foi a China, em julho de 2020. Em seguida, a Rússia, em 5 de dezembro. A vacinação foi estendida para todo o território nacional 10 dias depois.
Com um plano de imunização com muitas lacunas, o Brasil começa 2021 com o desafio de encaminhar uma difícil questão fiscal. Isso porque para que a vacinação comece é preciso que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) libere a vacinação.
Ainda não há uma definição sobre quando a população brasileira vai começar a ser vacinada.
Acesse o plano de vacinação brasileiro aqui.
Veja a lista de países que já começaram a vacinação contra COVID-19
Em terceiro no ranking da imunização aparece Israel (1,1 milhão de pessoas, ou 12,6% do total). O paíse pretende vacinar 25% dos habitantes até fevereiro.
Em seguida está o Reino Unido, primeiro país ocidental a autorizar o uso de vacinas. Até agora, foram imunizadas cerca de 944 mil pessoas no país (1,39% de quase 68 milhões de habitantes).
A velocidade da tecnologia
A velocidade com que as primeiras vacinas contra a COVID-19 foram desenvolvidas é considerada extraordinária por todos os estudiosos. A produção de imunizantes nessa rapidez nunca havia ocorrido na história do desenvolvimento de vacinas.
A vacina contra o sarampo, por exemplo, foi descoberta com relativa rapidez: levou apenas 10 anos. Mas para a febre tifoide levou mais de um século e, para algumas doenças, como a malária, ainda não foi encontrada uma vacina eficaz.