Compartilhe:

O Corpo de Bombeiros foi acionado, no início da manhã desta terça-feira (04), para atender duas ocorrências de deslizamento de terra no bairro Senhor dos Montes, em São João del Rei.

Em um dos locais, o deslocamento de um barranco travou a abertura do portão de entrada de uma residência, impossibilitando a saída dos moradores. Os militares conseguiram desobstruir o acesso, permitindo assim a retirada das pessoas do local.

Em outro caso no mesmo bairro, um barranco que ficava nos fundos de uma casa cedeu parcialmente, vindo a se escorar na parede da residência. Embora não tenha causado danos estruturais, o movimento de terra fez uma grande quantidade de lama invadir um dos cômodos.

Em ambos os casos os moradores foram orientados a deixar as residências até que fosse feita uma vistoria da Defesa Civil para avaliar os riscos de novos deslizamentos.

O Cabo Dominguez foi o chefe da equipe que atendeu as ocorrências.

“Fomos acionados no início da manhã e nos deslocamos imediatamente para o local. A nossa prioridade foi a retirada de uma senhora e seu neto que estavam presos dentro de uma das casas. Assim que verificamos a estabilidade do barranco, retiramos a terra que bloqueava o portão, conseguindo, assim, forçar a abertura do mesmo”.

Sobre a segunda ocorrência, Dominguez afirma que a preocupação era com a estabilidade da estrutura, uma vez que não havia vítimas presas ou feridas.

“Verificamos que a ausência de rachaduras ou mesmo deformidades ou inclinação nas paredes, o que elimina o risco de desabamento iminente da casa. Em ambos os casos, a Defesa Civil foi acionada para comparecer aos locais e os moradores foram aconselhados pelo nosso pessoal a abandonar as casas até que fosse feita a vistoria pelo engenheiro”.

Apesar do susto e dos danos materiais, nos dois casos não houve vítimas feridas.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.