Com o fim das festas de final de ano, todas as atenções se voltam para a chegada do Carnaval. Diferente de outras cidades da região, Prados tradicionalmente possui uma programação antecipada e desde dezembro realiza atividades visando a folia de fevereiro. E já nos primeiros dias de 2020 um pré-carnaval agitado está aos pradenses.
A noite do acorda é sempre um marco do início das festividades carnavalescas no município. O evento que é realizado em meados de dezembro apresenta as novas rainha e madrinha da Escola de Samba Gato Preto, além de revelar os novos abadás. No decorrer de janeiro também já acontecem as típicas exibições do Boi Mofado e o encontro de baterias da região.
Para os interessados em comparecer, a data do encontro, que trará baterias de São João del-Rei, Ritápolis, Dores de Campos, Prados, entre outros lugares, será nos dias 24 e 25 de janeiro, no Parque de Exposições do município. As apresentações do Boi Mofado começam a partir da segunda quinzena deste mês. O Secretário de Cultura de Prados, Gil Santos, dá mais detalhes sobre esse tradicional acontecimento que antecede as demais atividades de Carnaval.
A Festa
“O Boi Mofado é uma festa onde a gente tem a moinha e o boi. Nos três bairros que promovem essa atividade a gente procura fazer uma educação patrimonial em cima disse e cada dia sai um dos bairros se apresentando na praça”. explica. Essa típica ação reúne um boi com armação de ferro e bambu, com cobertura de pano. O termo é atribuído ao fato de o evento acontecer uma vez por ano. O pano que envolve a armação envelhece e mofa; daí a expressão “mofado”.
Segundo o secretário são esperados cerca de 6 a 8 mil pessoas de público na cidade durante a folia. Santos ainda destaca o que para ele é o grande diferencial do carnaval de Prados. “Acredito que é porque temos opções para todos os públicos. Fazemos o carnaval de rua, voltado mais para os foliões e que é um pessoal mais jovem, mas também temos o carnaval tradicional, que são os desfiles das escolas Gato Preto e UCA, que nunca deixamos acabar e sempre resgata as nossas tradições e origens”, finaliza.
Informações da Gazeta de São João del Rei | Foto: Leonardo Carvalho
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.