O Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika, divulgado pela Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES-MG), nessa segunda-feira (6), mostra a cidade de Barroso com 47 casos prováveis de dengue e um caso de Chikungunya. Não há nenhum registro de caso de Zika no município.
De acordo com SES, o boletim é atualizado quinzenalmente e o painel de arboviroses (as doenças relacionadas), semanalmente.
Já Dores de Campos, cidade com a metade da população barrosense, tem mais casos que Barroso. São 67 casos prováveis de dengue e um de Chikungunya. Barbacena tem 181 casos de dengue e dois de Chikungunya. Prados tem 32 de dengue e seis de Chikungunya, ou seja, a cidade da região com o maior número provável de casos da doença.
Com relação ao Estado, Minas Gerais registrou 388.510 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue. Desse total, 288.522 casos foram confirmados para a doença. Há 181 óbitos confirmados por dengue no estado e 76 óbitos em investigação.
Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 89.774 casos prováveis da doença, dos quais 71.756 foram confirmados. Até o momento, foram confirmados 41 óbitos por Chikungunya em Minas Gerais e 19 estão em investigação.
Quanto ao vírus Zika, até o momento foram registrados 136 casos prováveis. Há 28 confirmados para a doença e não há óbitos por Zika em Minas Gerais, até o momento.
Como combater o mosquito
- Mantenha lixeiras sempre tampadas.
- Deixe o quintal sem lixo e entulhos e coloque garrafas e baldes de cabeça para baixo.
- Mantenha reservatórios de água do ar-condicionado, geladeira e umidificador secos e vazios.
- Os ralos devem estar limpos e protegidos por tela.
- Não use pratinhos que acumulam água sob os vasos de planta.
- Os bebedouros dos animais devem ser limpos com bucha ou escova semanalmente.
- Mantenha as canaletas e calhas desobstruídas para não acumularem água com a chegada das chuvas.
- Faça manutenção periódica de piscinas e caixas d’água.
- Coloque plantas que acumulam água em local coberto.
- Deixe lonas bem esticadas, evitando a formação de poças d’água.
Para mais informações sobre o mosquito Aedes Aegypti e as doenças relacionadas a esse vetor, acesse www.saude.mg.gov.br/aedes.