Compartilhe:

Um homem de 82 anos, morador da cidade de Senhora dos Remédios, morreu neste domingo (29), em Barbacena, suspeita de ter sido contaminado pelo Covid-19. A morte se deu por insuficiência respiratória, um dos sintomas do novo coronavírus.

Ele estava internado em Barbacena, no Hospital Regional. Seu corpo está sendo sepultado em Senhora dos Remédios, sem a realização de velório. O caixão deve ser lacrado para evitar a possível contaminação de outras pessoas.

O caso é considerado SUSPEITO, uma vez que o exame para Covid-19 não foi concretizado pela FUNED – Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte. Este resultado de exame pode descartar ou comprovar a contaminação pelo novo coronavírus.

De acordo com o boletim epidemiológico de Barbacena, a cidade tem 95 casos suspeitos em investigação. Outros 25 casos já foram descartados pela Secretaria Municipal de Saúde. Até o fechamento da redação desta matéria, a página oficial do município de Senhora dos Remédios não tem informações acerca dos casos suspeitos, confirmados ou descartados de coronavírus.

Sesap divulga nota sobre morte investigada como suspeita de COVID-19 em Barbacena

A Secretaria Municipal de Saúde de Barbacena (SESAP) divulgou no início da tarde de hoje (30) uma nota à imprensa, sobre a morte no último sábado de um senhor de 82 anos, em decorrência de quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Ele estava internado no Hospital Regional de Barbacena. A nota informa que, apesar do caso não ter vínculo epidemiológico para Covid-19, por determinação do Ministério da Saúde do Brasil (MS), uma vez que todo território nacional é considerado de transmissão comunitária para SARS-CoV 2, todo óbito por quadro de SRAG deve ser investigado para Covid-19.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde de Barbacena (Sesap) informa que no último sábado dia 28/03, às 23h30 houve um óbito de paciente masculino, de 82 anos de idade, no Hospital Regional de Barbacena, em decorrência de quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Apesar de não ter vínculo epidemiológico para Covid-19, por determinação do Ministério da Saúde do Brasil (MS), uma vez que todo território nacional é considerado de transmissão comunitária para SARS-CoV 2, todo óbito por quadro de SRAG deve ser investigado para Covid-19.

Portanto, seguindo recomendação do MS, a Sesap está realizando investigação do caso e aguarda resultado de exames para confirmar ou descartar o caso.

Marcilene Dornelas de Araújo – Secretária Municipal de Saúde

Maurício  Becho Campos Júnior – Chefe de Vigilância Epidemiológica

Dr. Herbert Fernades – Médico Infectologista

Luciano Chartone de Paula – Diretor de Vigilância e Ações em Saúde

Informações Barbacena Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *