Compartilhe:

Desde dezembro do ano passado, o Instituto Nossa Senhora do Carmo (INSC) tem prestado serviços de consultas e cirurgias vasculares a pacientes de Barroso e cidades vizinhas, como Resende Costa, Tiradentes, Piedade do Rio Grande, Santa Cruz de Minas, Coronel Xavier Chaves, São João del Rei, Prados, Lagoa Dourada, São Tiago, Ritápolis, Conceição da Bara de Minas e Dores do Campo. Durante esse período, 378 pacientes foram atendidos e 28 cirurgias foram realizadas. Do total, 140 foram usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), 116 foram atendidos via Consórcio Intermunicipal de Saúde das Vertentes (CISVER) e o restante por convênio ou atendimento particular.

Quem está à frente da equipe é o cirurgião Lucas Durães Pena, que elogia a iniciativa do INSC. “A incorporação de consultas e de cirurgias atende à expectativa de inúmeros pacientes que convivem com inchaço constante e dores nas pernas, cansaço sem motivo aparente, cãibras e formigamento, além da falta de sensibilidade nos dedos”. E alerta: se você apresenta sintomas como esses procure orientação médica. O descuido com a saúde vascular pode causar vários problemas, entre eles, riscos de aneurisma, trombose e varizes nos membros inferiores. Cuidar da saúde vascular diminui o risco de doenças como varizes, aneurismas e tromboses”, assegura o médico.

Segundo o angiologista, no hospital, desde a diretoria até colaboradores dos diversos setores e o ambulatório, “todos não medem esforços para ofertar aos pacientes cardiovasculares um tratamento de excelência. E para ampliar ainda mais os serviços mantenho diálogo constante com os gestores. A contrapartida tem sido muito positiva. Estou otimista “, assegura o médico.

Orientações – Pena orienta que para reduzir as chances de complicações, é importante que a pessoa pratique atividade física regulares. “E caso você fique muito tempo sentado no trabalho, faça pausas e alongue e movimente os membros inferiores. Cultive bons hábitos, como manter peso adequado, ter boa alimentação, além de evitar o tabagismo. “São hábitos simples e eficazes que contribuem para deixar a saúde da nossa circulação em dia”.

Como ter acesso às consultas e cirurgias no INSC – Os pacientes podem marcar consultas e procedimentos cirúrgicos de angiologia via Secretarias Municipais de Saúde ou via CISVER. O paciente é avaliado no município de origem pelo médico generalista, que o encaminha para o especialista do INSC via Secretaria Municipal de Saúde.

Para pacientes com convênios ou particulares, é possível agendar diretamente com o hospital pelo número (32) 32593950. O hospital disponibiliza diversos serviços, como consultas especializadas, suporte diagnóstico, atendimento de urgências, fornecimento e dispensação de remédios, cuidados obstétricos e neonatais, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *