Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (16), no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, ficou definido que o Campeonato Mineiro 2022 terá início em 26 de janeiro e término previsto para o dia 3 de abril. A grande novidade da temporada é que haverá final única, tanto da competição, quanto do Troféu Inconfidência.
A informação de momento é que a final deverá ser disputada no Mineirão, com mando e torcida apenas do mandante, já que, neste momento, Belo Horizonte não permite torcida compartilhada. O mandante será o time que tiver a melhor campanha na competição. Outra decisão já confirmada é que, como aconteceu nas últimas temporadas, as semifinais e a final terão VAR.
Na Primeira Fase, as 12 equipes jogam entre si, em partida única. As quatro primeiras na tabela avançam para a Semifinal, enquanto as equipes do quinto ao oitavo lugar, avançam para a Semifinal do Troféu Inconfidência. Semifinais com jogos de ida e volta. As duas últimas serão rebaixadas ao Módulo II.
Os participantes do Mineiro em 2022 são América, Atlético, Cruzeiro, Tombense, URT, Pouso Alegre, Caldense, Athletic, Uberlândia, Patrocinense, Villa Nova e Democrata (Governador Valadares).
TRANSMISSÃO
A grande incógnita ainda é a transmissão da competição, uma vez que a TV Globo não mais transmitirá os jogos do campeonato. De acordo com o Presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), Adriano Aro, a expectativa é que até meados de dezembro a entidade já tenha uma definição.
LEIA TAMBÉM:
Indefinição sobre transmissão do Mineiro cria apreensão no Athletic