Compartilhe:

Uma dúvida continua no ar com relação a chamada terceira dose e/ou dose de reforço, como chamam as autoridades. Se o idoso, pessoa acima de 60 anos de idade, já recebeu a segunda dose, seja ela qual marca for, já pode voltar para tomar a terceira dose? A reposta é sim, mas somente se tiver seis meses da última vacinação, ou seja, da segunda dose.

Reforçando: se você, idoso, recebeu a segunda dose, por exemplo da Pfizer, Astrazeneca ou Coronavac, há mais de seis meses, já pode retornar ao Ceclans, em Barroso, dia de vacinação, qualquer dia de vacinação, para receber a terceira dose, independente da marca da vacina que você tomou antes.

Essa informação foi repassada a reportagem do Barroso EM DIA na tarde dessa quarta-feira (27) pelos profissionais da saúde que estão à frente da vacinação na cidade. O que os profissionais reforçam é que a aplicação desta dose de reforço, a terceira dose, só acontecerá se tiver vacina em estoque. A Prefeitura depreende de repasse do estado e do Governo Federal.

E mais, só pode tomar a terceira dose depois de seis meses da última vacinação. Reafirmaram também: Não é somente para Coronavac, a terceira dose é válida agora para todas as outras marcas recebidas antes.

VACINAÇÃO

Mais de 16 mil e 400 pessoas já tomaram a primeira dose. A expectativa é que 20 mil pessoas, se as crianças forem autorizadas, tomem a vacina. Hoje ainda não está permitido no Brasil.

A Pfizer confirmou, nesta quarta-feira (27), que solicitará uma autorização para a aplicação da vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. O pedido será enviado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em novembro, de acordo com a fabricante, que obteve parecer favorável do conselho externo da agência reguladora nos Estados Unidos para a vacinação desta faixa etária, mas a liberação ainda depende de aval.

Com relação a adolescentes, Barroso falta vacinar a idade de 12 anos. Todos os demais públicos, que quiseram tomar a vacina, já receberam a primeira dose.

Sobre segunda dose a cidade ultrapassou a marca de 80% da população vacinada com as duas doses. Com dose única foram cerca de 400 pessoas que tomaram a Janssen.

A chamada dose de reforço se aproxima dos mil vacinados e até o momento está sendo aplicada somente em profissionais da saúde e idosos que já receberam a segunda dose há seis meses.

BOLETIM

Atualizando o quadro de vacinação em Barroso, de acordo com o Boletim Epidemiológico, veja os números no documento oficial:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *